Megadeth | Saiba quando Kerry King, do Slayer, tocou na banda!

 

Megadeth e Slayer são duas entidades do thrash metal norte-americano, ambas definidoras do estilo em sua gênese na primeira metade dos anos 1980. Enquanto Dave Mustaine liderava o Megadeth como uma entidade musical com a missão de vingar sua expulsão do Metallica, Kerry King era o símbolo do excesso de peso, brutalidade e blasfêmia que emanava do Slayer, em 1984.

Megadeth - Quando Kerry King, do Slayer, tocou na banda de Dave Mustaine
Kerry King ao lado de Dave Mustaine, tocando no Megadeth em 1984.

Kerry King, do Slayer, tocou no Megadeth em 1984

O que é até sabido pelos entusiastas do thrash metal, mas pouco comentado é que Kerry King chegou a tocar na banda de Dave Mustaine no início das atividades do Megadeth. No seu primeiro embrião, o Megadeth tinha como guitarrista Greg Handevidt, um amigo de infância de Dave Ellefson, o baixista fiel escudeiro de Mustaine por vários anos. É inegável que Handevidt ajudou a moldar a estética musical que Mustaine tinha em mente, mas por alguns problemas pessoais ele teve que deixar a banda rumo a sua cidade natal, onde anos mais tarde fundaria o Kublai Khan.

Leia Mais: A história de Greg Handevidt, ex-guitarrista do Megadeth, e seu Kublai Khan.

Uma curiosidade desta época é que após a saída de Handevidt, Kerry King, guitarrista do Slayer, participou de algumas gravações e chegou a ser convidado a entrar para o Megadeth, mas preferiu ficar no Slayer quando Jeff Hanneman insinuou buscar outro guitarrista. O que mudaria completamente a história do thrash metal, pois o grande segredo do Slayer sempre foi sua dupla de guitarristas. A fusão de um fã de punk/hardcore (Jeff Hanneman) com um aficionado por metal inglês (Kerry King) se tornou o coração do quarteto, sendo que a forma de tocar da dupla e sua abordagem violenta iria influenciar todo o metal extremo.

Kerry King tomou o posto de guitarrista do Megadeth em abril de 1984. Lembremos que ainda em 1983 o Slayer havia lançado o lendário primeiro álbum “Show no Mercy” e na época ainda subiam no palco com maquiagem e muitos rebites e pregos. A oportunidade apareceu quando Dave Mustaine procurava um guitarrista solo para fazer alguns shows de lançamento da banda em San Franscisco.

Kerry King já conhecia Dave Mustaine dos tempos de Metallica, como ele mesmo declarou em 2010 ao Artisan News Service: “Eu era um admirador de Mustaine, porque vi o Metallica tocar com Mustaine. Fiquei impressionado com o quão bom aquele garoto era.” Após uma aula relâmpago com Mustaine sobre as músicas, Kerry King realizou cinco shows como membro do Megadeth.

“Ele é um músico muito inteligente e foi capaz de aprender as coisas que eu escrevi muito rapidamente”, lembrou Dave Mustaine em entrevista, que ainda chamou atenção para o visual carregado do guitarrista que sempre estava trajado como se fosse tocar com o Slayer, com pregos e rebites para todo lado, enquanto os outros músicos se apresentavam com seus jeans rasgados e os marcantes tênis brancos.

O primeiro trabalho do Slayer após a meteórica passagem de Kerry King pelo Megadeth foi o EP “Haunting the Chapel”, lançado em 1984. Já o Megadeth rapidamente ganharia o respeito dentro da cena thrash metal, principalmente por seus shows. A formação que gravaria o primeiro trabalho, “Killing Is My Business… and Business Is Good!”, lançado em 1985, via Combat Records, seria completada pelo guitarrista Chris Polland e pelo baterista Gar Samuelson, além de Mustaine e Ellefson.

Abaixo você confere um registro histórico de Kerry King tocando com o Megadeth em 1984:

As rusgas entre Kerry King e Dave Mustaine

O mais interessante é que até a turnê “Clash of the Titans”, de 1991, Kerry King e Dave Mustaine sempre mantiveram uma relação de respeito mútuo. Ambas as bandas, Slayer e Megadeth, estavam juntas tanto na perna européia quanto na norte-americana naquela turnê e as rusgas entre os dois aumentaram consideravelmente, com direito a ataques verbais entre as duas bandas.

A parti dali, na década seguinte os dois trocariam insultos, com Mustaine questionando o talento de Kerry King como músico. Em 2015 Kerry King relembrou os tempos no Megadeth e deu uma declaração ácida sobre Mustaine que não entendia “como alguém pode estar no Megadeth por mais de duas horas, porque esse cara é louco”.

“Tivemos um relacionamento de altos e baixos ao longo dos anos, porque, como você sabe, Kerry é muito franco, e às vezes ele está brincando com alguém e às vezes não”, colocou panos quentes na treta Dave Mustaine em uma entrevista de 2018 ao Rock and Roll Garage “Mas ele tem sido um grande amigo, e eu tenho um enorme respeito pelo que o Slayer fez.”

Kerry King no Possessed?

Existe ainda uma lenda de que o guitarrista do Slayer, Kerry King, teria passado rapidamente pelo Possessed, lendária banda que acelerou o thrash metal ainda mais rumo ao death metal, em seus primórdios. Mas o próprio Jeff Becerra já jogou luz sobre esse boato:

“Nós chegamos a ter alguma proximidade no início da carreira, porém, não passou disso. Kerry King jamais foi cogitado para ser guitarrista do Possessed. Teria sido muito legal, eu gostaria que isso houvesse acontecido, mas não é a verdade.”

Leia Mais:

Ofertas de Discos do Megadeth e do Slayer:

Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *