Nesta seção queremos apresentar bandas ou artistas que merecem atenção através de sete perguntas fixas. Hoje trazemos a banda Institution.
FICHA TÉCNICA
NOME DA BANDA: Institution
ESTILO: Hardcore/Metal
CIDADE/ESTADO: São Paulo/SP
ANO DE FUNDAÇÃO: 2013
DISCOGRAFIA:
“Uncritical Receiver” (EP, 2014)
“Desolation Times” (Álbum, 2015)
“Fragmentos Subversivos” (EP, 2017)
“Ruptura do Visível” (Álbum, 2020) .
ENTREVISTA
1. Primeiramente, obrigado pela entrevista e pela atenção conosco do site Gaveta de Bagunças. Conte-nos um pouco sobre a biografia da banda Institution.
Obrigado vocês pelo espaço e interesse. A banda começou no final de 2013 e desde então lançamos dois EP e um álbum. Neste momento estamos para lançar nosso segundo álbum e desta vez este será totalmente em português. Durante este tempo tocamos por boa parte do Brasil. Com o lançamento do novo trabalho o foco é ir cada vez mais longe, tanto no Brasil quanto em turnês internacionais.
2. Quais as principais influências da banda? Existem alguns nomes que indicariam como principal referência para a sonoridade que vocês praticam?
Esta é sempre uma pergunta capciosa porque nossas influências são diversas, não só no campo da música com também em outras áreas culturais e artísticas. Então fica difícil indicar uma referência tão pontual uma vez que a sonoridade da banda é construída sobre tantas nuances. Acredito que isso fica claro também quando as pessoas comparam nossas músicas com as de outras bandas porque as referências costumam ser quase sempre muito diversas, o que confesso ser um tanto quanto divertido. Para a galera do hardcore por exemplo, nós somos muito metal e para a galera do metal nós somos muito hardcore.
3. Quanto às letras, existe algum direcionamento especifico? Nesse âmbito, a Institution possui algum posicionamento político ou ideológico?
Sim. Neste aspecto a banda é bem pontual. Todas as nossas letras têm um substrato político bem pautado. As letras visam perspectivas que ajudem a desenvolver um pensamento crítico sobre os problemas sociais existentes. Por exemplo, você encontra nos nossos discos letras que falam sobre o sucateamento do sistema educacional; sobre a situação dos índios no país e da sua relação com a terra; sobre a hipervalorização da imagem e do quanto a sociedade de hoje é pautada sobre ela; sobre a posição da PM na sociedade e sua funcionalidade; sobre reforma agrária ,etc.
4. Poderia nos dizer um pouco de como funciona o processo de composição?
Normalmente alguém traz alguma ideia ou riff e a partir disso a banda como um todo vai construindo algo em cima. Às vezes o processo é muito rápido e às vezes leva semanas. Com o instrumental pronto, eu escolho um tema e escrevo um texto sobre ele para então escrever a letra. O processo de escrever um texto antes me ajuda a clarear o que pretendo dizer e a construir variáveis para eventuais mudanças enquanto encaixo as vozes.
5. Qual das músicas da Institution você indicaria para alguém interessado em conhecer o som de vocês?
Eu indico os dois novos singles do disco novo intitulados “Memória Falha” e “A Queda”. Acho que estas faixas representam bem a atual posição da banda e são uma ótima porta de entrada para o nosso som. Além destas duas, uma faixa legal também é a “No Limiar do Exílio” que está em nosso primeiro EP em português.
6. Já existem metas de longo e médio prazo para a Institution?
Estamos planejando alguns singles do disco novo chamado “Ruptura do Visível” e uma turnê extensa de divulgação dele. Queremos voltar ao Nordeste em 2020 e se der certo uma pequena turnê na América Latina.
7. Para finalizar, agradeço a oportunidade da entrevista, e fique à vontade para pontuar algo que queira mencionar fora das perguntas acima.
Nós que agradecemos o espaço. Para quem não nos conhece, convidamos a todos que ouçam nosso trabalho e que compareçam nos shows caso gostem. Serão sempre muito bem-vindos.
CONTATO
https://www.facebook.com/institutionhardcore/
https://twitter.com/institutionhc
https://www.instagram.com/institutionband/
Institution Gaveta de Bagunças Cultura Pop e Underground Crossover Hardcore Metal Institution Gaveta de Bagunças Cultura Pop e Underground Crossover Hardcore Metal Institution Gaveta de Bagunças Cultura Pop e Underground Crossover Hardcore Metal Institution Gaveta de Bagunças Cultura Pop e Underground Crossover Hardcore Metal Institution Gaveta de Bagunças Cultura Pop e Underground Crossover Hardcore Metal Institution Gaveta de Bagunças Cultura Pop e Underground Crossover Hardcore Metal Institution Gaveta de Bagunças Cultura Pop e Underground Crossover Hardcore Metal Institution Gaveta de Bagunças Cultura Pop e Underground Crossover Hardcore Metal Institution Gaveta de Bagunças Cultura Pop e Underground Crossover Hardcore Metal Institution Gaveta de Bagunças Cultura Pop e Underground Crossover Hardcore Metal Institution Gaveta de Bagunças Cultura Pop e Underground Crossover Hardcore Metal Institution Gaveta de Bagunças Cultura Pop e Underground Crossover Hardcore Metal Institution Gaveta de Bagunças Cultura Pop e Underground Crossover Hardcore Metal Institution Gaveta de Bagunças Cultura Pop e Underground Crossover Hardcore Metal Institution Gaveta de Bagunças Cultura Pop e Underground Crossover Hardcore Metal Institution Gaveta de Bagunças Cultura Pop e Underground Crossover Hardcore Metal
Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:
- Kindle Unlimited: 10 razões para usar os 30 dias grátis e assinar
- Os 6 melhores fones de ouvido sem fio com bateria de longa duração hoje em dia
- Edição de Vídeo como Renda Extra: Os 5 Notebooks Mais Recomendados
- As 3 Formas de Organizar sua Rotina que Impulsionarão sua Criatividade
- Camisetas Insider: A Camiseta Básica Perfeita para o Homem Moderno