Os 7 Melhores Supergrupos do Rock e do Heavy Metal dos anos 1980

 

Quando a década de 1980 chegou para o rock os supergrupos já não eram mais novidade. O termo supergrupo foi cunhado e aplicado ao rock no final da década de 1960, para rotular grupos musicais formados por nomes consagrados no cenário musical e nos libertinos anos 1970, com o rock vivendo uma revolução, esta classe de bandas continuava sua caminhada com toda a força.

Supergrupos Rock Setentista 1980 anos Oitenta 80

A década de oitenta foi mágica para a música pop em geral. Grandes bandas surgiram, nasceu a MTv e os videoclipes ganharam um grande espaço na divulgação dos lançamentos musicais. A década nova (que teria por característica as cores de um visual festivo em contraponto ao nascimento do rock gótico) para os supergrupos começa com o nascimento do Asia. A banda lançou um primeiro álbum homônimo e sua formação trazia Geoff Downes e Steve Howe do Yes, John Wetton do King Crimson e Carl Palmer do EL&P.

Neste lançamento temos os hits “Only Time Will Tell”, “Heat Of The Moment” e “Sole Survivo”r. Sem esquecer que o Journey, supergrupo surgido na década anterior, conquistaria os primeiros postos das paradas nesta década.

Em 1979, Ozzy Osbourne havia abandonado o Black Sabbath e montou um supergrupo para acompanhá-lo. Randy Rhoads (Quiet Riot), Bob Daisley (Rainbow), Don Airey (Rainbow, Gary Moore) e Lee Kerslake (Uriah Heep) gravaram o primeiro álbum solo de Ozzy, o aclamado Blizzard Of Ozz de 1980, que trazia os clássicos do Heavy Metal, Crazy Train, Goodbye To Romance e Mr. Crowley.

Em 1982, Ronnie James Dio saiu do Black Sabbath e montou o DIO, um grupo que contava com Ronnie, Vinny Appice (Black Sabbath), Vivian Campbell (Whitesnake) e Jimmy Bain (Rainbow).

Lançaram o clássico Holy Diver em 1982, que junto aos primeiros álbuns de Ozzy Osbourne, Iron Maiden e Judas Priest definiram a estética do Heavy Metal Clássico nos anos 80. Estes dois nomes, Ozzy e Dio, sempre estiveram cercados por músicos fantásticos em suas bandas, sendo assim, sempre estiveram colocados no rótulo de supergrupos.

Fora do mundo metal, em 1985 surgiu  um supergrupo country. O The Highwaymen era formado por Johnny Cash, Waylon Jennins, Willie Nelson e Kris Kristofferson. Este grupo se rotulou de country fora-da-lei e produziram três singles que foram para os charts americanos, incluindo o número 1 na lista: “Highwayman”.

Mas o maior supergrupo dos anos 80 foi o Traveling Wildburys. O time era formado pelas maiores lendas do rock na época. Roy Orbinson, Tom Petty, George Harrisson, Bob Dylan e Jeff Lynne (Eletric Light Orchestra). Lançaram dois discos fantásticos e obrigatórios para qualquer amante do rock n’ roll. A canção “Handle with Care”, que dá nome ao debut da banda, é um clássico do rock.

Ainda no fim dos anos 80 tivemos, em 1988, o Badlands. Esta banda foi formada em Los Angeles por Jake E. Lee (Ozzy Osbourne), Ray Gillen (Black Sabbath) e Eric Singer (Black Sabbath, Gary Moore), e lançaram quatro discos entre álbuns de estúdio e ao vivo, com destaque para o o primeiro autointitulado álbum da banda.

Já o Damn Yankess, formado em 1989, contava com Ted Nugent, Jack Blades (Night Ranger), Michael Martellone (Lynyrd Skynyrd) e Tommy Shaw (Styx) que emplacaram o hitHigh Enough” em 1990.

Ainda no final da década tivemos o melhor supergrupo do rock nos anos 1980: o Mr Big. Formado na Califórnia em 1988, já em em seu primeiro e auto-intitulado  álbum lançado no ano seguinte, o quarteto formado por Eric Martin (vocal principal e dono de uma carreira solo com quase uma década), Paul Gilbert (guitarra e oriundo do Racer X), Billy Sheehan (baixo, oriundo do Talas e da banda de David Lee Roth) e Pat Torpey (bateria e percussão; oriundo da banda de Ted Nugent e do Impellitteri) virou sinônimo de música envolvente e criativa executada por músicos extremante técnicos.

Leia Mais:

Ofertas de Discos Sobre o Tema:

Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *