H. G. Wells: Os 3 melhores livros que você precisa ler

 

Descubra o melhor de H. G. Wells com estes três livros de leitura obrigatória. Da ficção científica ao comentário social, essas obras mostram seu gênio literário. H. G. Wells é um autor renomado conhecido por suas contribuições à ficção científica e comentários sociais. Se você deseja mergulhar em seu trabalho, aqui estão três livros de leitura obrigatória que mostram seu gênio literário e oferecem um vislumbre de sua perspectiva única do mundo.

H G Wells - 3 Livros Para Conhecer

O escritor britânico H. G. Wells, um dos pilares máximos da ficção científica clássica ao lado de Julio Verne. Sua obra discutia assuntos como a ética na manipulação de animais, guerras nucleares e a criação de um estado mundial, passando pelo direito da mulher e a igualdade de gêneros, ou direitos humanos, ganhou fama por seus escritos sobre viagem no tempo, homens invisíveis e cientistas loucos.

Sempre um amante do lado teórico e imaginativo da ciência, H. G. Wells dedicou muito de seu tempo à literatura e à história, sendo que seu primeiro livro foi um manual de biologia. Dentre sua obra de ficção, além de dois dos três enumerados nessa lista, poderíamos destacar “O Homem Invisível” e “A Máquina do Tempo”. Já na década de 1920 escreveu livros de história ambiciosos e marcantes e tentou até mesmo prever o que viria à seguir para a humanidade (no magistral  “The Shape of Things to Come” ou no intrigante “Conspiração Aberta”).

Abaixo você tem ofertas de livros essencias do escritor H. G. Wells:
  1. “A Ilha do Doutor Moreau” – confira o livro neste link
  2. “A Guerra dos Mundos” – confira o livro neste link
  3. “The Shape of Things to Come” – confira o livro neste link
  4. “A Máquina do Tempo” – confira o livro neste link
  5. “O Homem Invisível” – confira o livro neste link
  6. “A Conspiração Aberta” – confira o livro neste link

Os 3 melhores livros de H. G. Wells que você precisa ler antes de morrer

Tudo na obra de H. G. Wells, seja ficção ou não, era embasado em sua visão política aguçada, o que o credenciou como uma das grandes figuras públicas da primeira metade do século XX. Com isso, sua influência extrapolou a literatura e chegou até mesmo à Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU. Hoje trazemos três momentos ficcionais do conjunto de sua obra para que você possa se iniciar neste riquíssimo e pioneiro mundo de H. G. Wells.

1) “A Ilha do Doutor Moreau” (1896)

A ilha do Dr. Moreau
Confira o livro clicando na imagem

H. G. Wells é um ícone literário e suas obras resistiram ao teste do tempo. Se você deseja explorar sua escrita como pioneiro da ficção científica, comece com estes três livros de leitura obrigatória: “A Ilha do Dr. Moreau”, “A Máquina do Tempo” e “Guerra dos Mundos”. “A Ilha do Dr. Moreau” tem a mesma fórmula dos outros dois clássicos. Este, sem dúvidas, é o ápice da primeira fase de H. G. Wells, onde o protagonista se vê num problema de vida ou morte por meio de extraordinários artifícios científicos. Mas neste livro H. G. Wells trazia um tom ainda mais visceral e sombrio da sua subversão das crenças do século XIX, e do perigo que representa o progresso e a evolução nas mãos erradas. 

“A Ilha do Doutor Moreau” foi lançado apenas sete anos após a publicação do marco científico “A Origem das Espécies”, de Charles Darwin, traçando um debate atemporal sobre clonagem e manipulação genética, extrapolando a teoria darwinista de modo arrepiante, diferentemente da forma que já fora trabalhada em “A Máquina do Tempo”, e iniciando o arquétipo do cientista louco. Em suma, esta obra é uma chocante e moderna alegoria sobre as transformações provocadas na sociedade por um líder com mente e valores deturpados.

2) “A Guerra dos Mundos” (1898)

A guerra dos mundos
Confira o livro clicando na imagem

A “Guerra dos Mundos” é uma das obras mais famosas de H. G. Wells, e por boas razões. A invasão alienígena foi o tema escolhido para um de seus antológicos romances, sendo futuramente adaptado duas vezes para o cinema e influenciando até mesmo bandas de rock progressivo. Publicado em 1898, o livro estava à frente de seu tempo em sua representação de tecnologia avançada e viagens interplanetárias. “A Guerra dos Mundos” inspirou inúmeras adaptações, incluindo dramas de rádio, filmes e até um musical. Mas o romance original continua sendo um clássico do gênero e uma leitura obrigatória para os fãs de ficção científica.

Este romance de ficção científica conta a história de uma invasão alienígena da Terra e a luta desesperada da humanidade para sobreviver. A trama é simplória e até certo ponto inocente, narrando uma invasão de marcianos malvados que assumem o controle do planeta sem maiores problemas, mostrando aos seres humanos sua fragilidade e que, na verdade, nós não temos o controle de nada, nem mesmo do que causa nossa vitória nesta batalha intergalática sob o título de “Guerra dos Mundos”.

A primeira edição desta obra foi publicada na Inglaterra em 1898, mas ficou famosa de maneira interdisciplinar quando, em 1938, transmitiram pela rádio CBS um trecho do livro que seria assustador para os americanos dos anos 50 (inocentes e impressionáveis), narrando, sem intervalos e patrocinadores, uma completa invasão alienígena, ainda rebuscando a infame piada com a música de Ramón Raquello e sua orquestra.

3) “The Shape of Things to Come” (1933)

"The Shape of Things to Come" (1933)
Clique na imagem para conferir o livro

Essa é uma daquelas liberdades que tomamos em nossa lista, pois este não é propriamente um romance, mas é o maior dos exercícios de ficção científica da carreira de H. G. Wells, além reafirmar a crença do escritor de como o estabelecimento de um estado mundial solucionaria os problemas mais graves da humanidade. “The Shape of Things to Come” é um romance de ficção científica de H. G. Wells que explora o futuro da humanidade.

Publicado em 1933, o livro se passa no ano de 2106 e acompanha a história de um homem que viaja no tempo para testemunhar a evolução da sociedade. Wells usa o livro para comentar as questões políticas e sociais de seu tempo, incluindo o fascismo, o comunismo e a ascensão da tecnologia. Neste texto, quando um diplomata morre em 1930, deixa para trás um livro com profecias e detalhados eventos que ocorreriam com a Terra nos próximos dois séculos, colecionando similaridades ao clássico “Last and First Man”, de Olaf Stapledon.

Muito além do já citado exercício ficcional, na melhor escola Júlio Verne, H. G. Wells previu inovações tecnológicas como o helicóptero, televisão de alta definição, projeção holográfica, além de eventos como a II Guerra Mundial, mudanças climáticas e armas químicas.  “The Shape of Things to Come” é um trabalho instigante que continua a ser relevante hoje.


Boxes com livros de H. G. Wells que valem a pena:

  • H. G. Wells – Coleção I – Box com os livros “A Ilha do Dr. Moreau”, “O Homem Invisível” e “A Máquina do Tempo”;
  • H.G. Wells – Coleção II – Box com os livros “A guerra dos Mundos”, “O Dorminhoco” e “Uma Utopia Moderna”;
  • A Ficção Científica de H. G. Wells – Box com os livros “A Guerra dos Mundos”, “O Homem Invisível”, “A Máquina do Tempo”.

Leia Mais:

Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *