Guilherme Costa | Músico mineiro responde nossas Se7e Perguntas

 

Guilherme Costa, talentosíssimo guitarrista mineiro, participa de nossa seção SE7E PERGUNTAS, onde queremos apresentar bandas ou artistas que merecem atenção, através de sete perguntas fixas.

FICHA TÉCNICA

NOME DO ARTISTA: Guilherme Costa

ESTILO: Hard Rock/Heavy Metal/Rock Instrumental

CIDADE/ESTADO: Belo Horizonte/MG

INÍCIO DE CARREIRA: 2016

DISCOGRAFIA: “The King’s Last Speech” (EP, 2016); “Light of Revelations” (CD, 2019)

Guilherme Costa Entrevista - SE7E PERGUNTAS

ENTREVISTA

1. Primeiramente, obrigado pela entrevista e pela atenção conosco do site Gaveta de Bagunças. Conte-nos um pouco da sua biografia.

Guilherme Costa: Eu que agradeço pessoal! É uma honra poder dar essa entrevista a vocês! Eu comecei a tocar violão aos 14 anos quando meu avô começou a me ensinar os primeiros acordes, aos 15 eu ouvi Black Sabbath pela primeira vez e então eu decidi que já era a hora para iniciar os estudos de guitarra.

Todos os dias eu estudava guitarra e depois montei minha primeira banda, posteriormente eu entrei no curso de Licenciatura em Educação Musical Escolar da UEMG e me formei em 2014, mas durante o curso eu já ministrava aulas de guitarra, violão e teoria musical também.

Em 2012 eu havia me juntado ao Seawalker(Heavy Metal), depois no final de 2014 me juntei ao D.A.M (Death Metal Melódico) e permaneci na banda até maio de 2015.

Em 2016 fui a Petrópolis/RJ gravar meu EP instrumental “The King’s Last Speech” com Gus Monsanto e Celo Oliveira, e foi aí que eu lancei oficialmente minha carreira solo.

Em 2017 fiz o lançamento oficial do EP em Belo Horizonte em um workshop na loja de instrumentos musicais Serenata, e em 2019 gravei e lancei meu album de estréia “Light of Revelations” que também tem Gus Monsanto e Celo Oliveira como produtores.

2. Quais as suas principais influências? Existe algum nome que indicaria como principal referência para a sonoridade que você pratica?

Guilherme: Minha principal influência como guitarrista desde os primórdios é Tony Iommi (Black Sabbath), também possuo influência de outros guitarristas como Glenn Tipton (Judas Priest), Synyster Gates (Avenged Sevenfold),Paul Gilbert (Mr. Big) e Joe Satriani.

3. Quanto às letras, existe algum direcionamento especifico? Nesse âmbito, você possui algum posicionamento político ou ideológico?

Guilherme: Minhas letras possuem temas bem variados, acho que eu nunca tive um direcionamento específico nessa parte. E com relação aos posicionamentos políticos ou ideológicos, este é um assunto que eu procuro não expor sobre pelo fato de ser algo extremamente polêmico.

4. Poderia nos dizer um pouco de como funciona seu processo de composição?

Guilherme Costa: Eu componho de muitas formas diferentes, mas geralmente eu procuro começar a compor uma música pelos principais riffs de guitarra, eu organizo onde eles serão colocados e aí então organizo a estrutura musical (verso, refrão, ponte, etc…).

Depois de ter a estrutura organizada eu coloco os grooves de bateria, depois os riffs de baixo, e por último o teclado quando houver.

Quando são músicas com letra, eu gosto sempre de deixar essa parte por último,
muitas das vezes eu crio as letras separadamente e tento encaixar nos instrumentais logo depois.

5. Qual das suas músicas ou discos você indicaria para alguém interessado em conhecer seu trabalho?

Guilherme: A primeira música que eu gostaria de indicar é “Fight Against Myself” do meu disco “Light of Revelations”.E para os fãs de rock instrumental eu gostaria de indicar minha música “Homeland”, que possui uma fusão da música nordestina com o Heavy e Thrash Metal dos anos 80.

6. Já existem metas de longo e médio prazo para sua carreira?

Guilherme: Sim, em 2021 farei o evento de lançamento do “Light of Revelations” com as participações dos vocalistas do disco e de Júnior Bass Groovador. Posteriormente pretendo lançar novos singles com novas parcerias e fazer uma turnê internacional.

7. Para finalizar, agradeço a oportunidade da entrevista, e fique à vontade para pontuar algo que queira mencionar fora das perguntas acima. 

Guilherme: Gostaria de agradecer de coração ao Gaveta de Bagunças pela oportunidade e a todos que acompanham e apoiam meu trabalho! Em breve teremos muitas novidades e fiquem ligados nas redes sociais!

CONTATO

Website: www.guilhermecostagt.com
Instagram: @guilhermecostagt
Facebook: www.facebook.com/guilhermecostaguitar

Leia Mais:

Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *