Guilherme Costa, talentosíssimo guitarrista mineiro, participa de nossa seção SE7E PERGUNTAS, onde queremos apresentar bandas ou artistas que merecem atenção, através de sete perguntas fixas.
FICHA TÉCNICA
NOME DO ARTISTA: Guilherme Costa
ESTILO: Hard Rock/Heavy Metal/Rock Instrumental
CIDADE/ESTADO: Belo Horizonte/MG
INÍCIO DE CARREIRA: 2016
DISCOGRAFIA: “The King’s Last Speech” (EP, 2016); “Light of Revelations” (CD, 2019)
ENTREVISTA
1. Primeiramente, obrigado pela entrevista e pela atenção conosco do site Gaveta de Bagunças. Conte-nos um pouco da sua biografia.
Guilherme Costa: Eu que agradeço pessoal! É uma honra poder dar essa entrevista a vocês! Eu comecei a tocar violão aos 14 anos quando meu avô começou a me ensinar os primeiros acordes, aos 15 eu ouvi Black Sabbath pela primeira vez e então eu decidi que já era a hora para iniciar os estudos de guitarra.
Todos os dias eu estudava guitarra e depois montei minha primeira banda, posteriormente eu entrei no curso de Licenciatura em Educação Musical Escolar da UEMG e me formei em 2014, mas durante o curso eu já ministrava aulas de guitarra, violão e teoria musical também.
Em 2012 eu havia me juntado ao Seawalker(Heavy Metal), depois no final de 2014 me juntei ao D.A.M (Death Metal Melódico) e permaneci na banda até maio de 2015.
Em 2016 fui a Petrópolis/RJ gravar meu EP instrumental “The King’s Last Speech” com Gus Monsanto e Celo Oliveira, e foi aí que eu lancei oficialmente minha carreira solo.
Em 2017 fiz o lançamento oficial do EP em Belo Horizonte em um workshop na loja de instrumentos musicais Serenata, e em 2019 gravei e lancei meu album de estréia “Light of Revelations” que também tem Gus Monsanto e Celo Oliveira como produtores.
2. Quais as suas principais influências? Existe algum nome que indicaria como principal referência para a sonoridade que você pratica?
Guilherme: Minha principal influência como guitarrista desde os primórdios é Tony Iommi (Black Sabbath), também possuo influência de outros guitarristas como Glenn Tipton (Judas Priest), Synyster Gates (Avenged Sevenfold),Paul Gilbert (Mr. Big) e Joe Satriani.
3. Quanto às letras, existe algum direcionamento especifico? Nesse âmbito, você possui algum posicionamento político ou ideológico?
Guilherme: Minhas letras possuem temas bem variados, acho que eu nunca tive um direcionamento específico nessa parte. E com relação aos posicionamentos políticos ou ideológicos, este é um assunto que eu procuro não expor sobre pelo fato de ser algo extremamente polêmico.
4. Poderia nos dizer um pouco de como funciona seu processo de composição?
Guilherme Costa: Eu componho de muitas formas diferentes, mas geralmente eu procuro começar a compor uma música pelos principais riffs de guitarra, eu organizo onde eles serão colocados e aí então organizo a estrutura musical (verso, refrão, ponte, etc…).
Depois de ter a estrutura organizada eu coloco os grooves de bateria, depois os riffs de baixo, e por último o teclado quando houver.
Quando são músicas com letra, eu gosto sempre de deixar essa parte por último,
muitas das vezes eu crio as letras separadamente e tento encaixar nos instrumentais logo depois.
5. Qual das suas músicas ou discos você indicaria para alguém interessado em conhecer seu trabalho?
Guilherme: A primeira música que eu gostaria de indicar é “Fight Against Myself” do meu disco “Light of Revelations”.E para os fãs de rock instrumental eu gostaria de indicar minha música “Homeland”, que possui uma fusão da música nordestina com o Heavy e Thrash Metal dos anos 80.
6. Já existem metas de longo e médio prazo para sua carreira?
Guilherme: Sim, em 2021 farei o evento de lançamento do “Light of Revelations” com as participações dos vocalistas do disco e de Júnior Bass Groovador. Posteriormente pretendo lançar novos singles com novas parcerias e fazer uma turnê internacional.
7. Para finalizar, agradeço a oportunidade da entrevista, e fique à vontade para pontuar algo que queira mencionar fora das perguntas acima.
Guilherme: Gostaria de agradecer de coração ao Gaveta de Bagunças pela oportunidade e a todos que acompanham e apoiam meu trabalho! Em breve teremos muitas novidades e fiquem ligados nas redes sociais!
CONTATO
Website: www.guilhermecostagt.com
Instagram: @guilhermecostagt
Facebook: www.facebook.com/guilhermecostaguitar
Leia Mais:
- RESENHA | Guilherme Costa – “Light of Revelations” (2019)
- RESENHA | Guilherme Costa – “The King’s Last Speech” (2017)
- D.A.M. – “Disciples of the Unknown” (2020) | RESENHA EXPRESSA
- BLACK SABBATH | 5 Discos Pra Conhecer
- 23 Discos Pra Conhecer Novas Bandas
Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:
- Kindle Unlimited: 10 razões para usar os 30 dias grátis e assinar
- Os 6 melhores fones de ouvido sem fio com bateria de longa duração hoje em dia
- Edição de Vídeo como Renda Extra: Os 5 Notebooks Mais Recomendados
- As 3 Formas de Organizar sua Rotina que Impulsionarão sua Criatividade
- Camisetas Insider: A Camiseta Básica Perfeita para o Homem Moderno