Foreigner – “An Acoustic Evening With Foreinger” (2014) | Resenha

 

“An Acoustic Evening With Foreigner” é um disco ao vivo acústico da lendária banda norte-americana Foreigner gravado pela rádio alemã SWR1 em julho de 2013.

Abaixo você lê nossa resenha completa deste material que foi lançado no Brasil pela parceria entre os selos Shinigami Records e earMUSIC.

An Acoustic Evening With Foreigner (2014, Shinigami Records, earMUSIC) Resenha Review Unplugged

O Foreigner é uma das bandas mais importantes da história do rock norte-americano, colecionando sucessos acachapantes como “Waiting For A Girl Like You” “I Want To Know What Love Is” na década de 1980.

Além destes, clássicos como “Double Vision”, “Juke Box Hero”, “Fool For You Anyway” “Feels Like The Fisrt Time” fazem parte da história da banda e estão bem representadas neste mais recente disco ao vivo gravado de forma acústica, intitulado “An Acoustic Evening With Foreigner”.

A apresentação, lançada em 2014, foi gravada em 31 de julho de 2013, no Museu Dornier em Friedrichshafen, Alemanha, para a estação de rádio alemã SWR1 e mesmo que as interpretações não tenham a mesma energia apresentada no registro “With the 21st Century Symphony Orchestra & Chorus”, a pegada intimista funciona muito bem, principalmente em faixas como “Say You Will”, “Double Vision”, “Dirty White Boy’ “That’s All Right” cujas melodias combinam bem com os arranjos acústicos e têm boa dinâmica, interpretadas por músicos entrosados e que claramente se divertem enquanto desfilam seus clássicos.

É importante mencionar que os músicos conseguem criar uma sonoridade sem espaços, respeitando os arranjos originais, bem preenchida por uma cama de violões e abrilhantada pelos excelentes vocais de Kelly Hansen. O que esse cara canta é brincadeira!

Porém, o grande destaque vai para Jeff Pilson que no formato acústico redesenhou as linhas de baixo de forma ainda mais dinâmica e encorpada.

Este disco acaba sendo um excelente exemplo do que diferenciava o Foreigner de seus pares da época: as melodias, apesar de sofisticadas, eram simples o suficiente para funcionar acessível ao violão, sem arroubos progressivos como o Kansas e o Styx, ou riffs de teclados como os do Journey.

Através de influências de rock clássico pop eles criaram uma identidade melódica que traz adrenalina em ganchos marcantes pela combinação de acordes, não pela sobreposição de texturas, me lembrando bastante o que o Eagles fez em vários momentos de “Hell Freezes Over”.

Claro que é um exagero dizer que o Foreigner tem o mesmo peso do Eagles dentro da música norte-americana, mas é fato que o Foreigner transformou a cena americana do rock n’ roll juntando forças com outras bandas como Journey, Boston, Styx, Reo Speedwagon e Heart, formatando um estilo que detinha as alcunhas Arena Rock, AOR ou Pop Metal.

O primeiros lançamentos destas bandas se valiam das melodias inteligentes e harmonias bem trabalhadas do rock progressivo, suplantando o virtuosismo complexo pedante, acoplando refrões com forte apelo radiofônico e empacotando tudo com guitarras sintetizadas que traziam um peso além do hard rock, mas sem adentrar o terreno heavy metal.

Não há muito mais o que dizer de “An Acoustic Evening With Foreigner”, a não ser que ele “vale tanto quanto pesa” e se você gosta do Foreigner pode ir atrás deste lançamento sem medo.

Vou além, mesmo que você não seja versado na obra da bandam se você gosta de discos acústicos deve ir atrás deste material, pois ele vai funcionar muito bem acompanhado de várias cervejas numa tarde de sábado.

Em suma, se você gosta de boa música, vá trás de “An Acoustic Evening With Foreigner”, pois vale muito à pena.

Leia Mais:

Ofertas de Discos do Foreigner:

  1. Foreigner – “Acoustic Evening with Foreigner” | Disco de Vinil
  2. Foreigner – “5 Album Series” | Box de CDs
  3. Foreigner – “Agent Provocateur” | Disco de Vinil

Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *