Se você é fã de filmes de terror e adora a temática de casas mal assombradas, esta lista é perfeita para você. Confira os filmes mais clássicos e assustadores do gênero!
Se você é fã de filmes de terror e adora a sensação de medo e suspense que as casas mal assombradas proporcionam, esta lista de cinco filmes é perfeita para você. Aqui você encontrará os filmes mais assustadores do gênero, que certamente vão te deixar arrepiado e com os cabelos em pé. Prepare-se para uma experiência aterrorizante!
Filmes de Casa Mal Assombrada: Uma lista imperdível para os amantes dos filmes de terror
Ao menos para mim, alguém que cresceu assistindo filmes de terror e lendo livros e contos do gênero, a série da Netflix “The Haunting of Hill House”, foi quase um oásis na mesmice e mediocridade pós-moderna que assola o cinema de terror ultimamente.
“The Haunting of Hill House”, no Brasil intitulada “A Maldição de Hill House”, vem retomar os cânones do terror clássico, dando uma oxigenação nos mesmos por uma construção psicológica esmerada das personagens.
Acredito que o episódio “A Moça do Pescoço Torto”, o quinto da primeira temporada, já é um clássico do terror moderno, com um desfecho de arrepiar, ao mesmo tempo poético e imprevisível, mas sem ser bizarro ou excêntrico.
“A Maldição de Hill House” foi criada por Mike Flanagan, que desconstruiu e reconstruiu a história publicada em 1959, por Shirley Jackson, no clássico livro “A Maldição da Casa da Colina”.
Hoje, inspirado por esta série, quero apresentar, dentro de nossa seção “5 Filmes Para Conhecer”, cinco filmes clássicos para quem “gosta” de imóveis mal assombrados que abusam impiedosamente do psicológico de seus moradores ou visitantes.
Mas já adianto que nada produzido depois dos anos 1990 entrou na lista. Não que não existam bons filmes após essa marca, mas numa época de produções tão efêmeras e descaso com o passado, sinto que precisamos, principalmente na arte, reverenciar os clássicos!
1) “Desafio do Além” (“The Haunting”/1963)
Nada mais previsível do que começarmos com a adaptação cinematográfica do livro “A Maldição da Casa da Colina”, de Shirley Jackson, lançado em 1959 (bem no fim da era de ouro do cinema). “Desafio do Além” é um clássico do gênero de filmes de casa mal assombrada.
Lançado em 1963, o filme conta a história de uma família que se muda para uma antiga mansão, sem saber dos terríveis segredos que ela guarda. Conforme a família começa a experimentar fenômenos sobrenaturais e a presença de espíritos malignos, eles precisam lutar pela própria sobrevivência.
Dirigido pelo icônico Robert Wise (assista tudo o que puder deste diretor), o filme narra a história do Dr. Jonh Markway, um cientista que pesquisa fenômenos paranormais em uma casa conhecida por levar pessoas ao suicídio.
Ao seu lado, estão Luke, o herdeiro da mansão, Theodora, uma médium, e a jovem Eleanor, motivados a passar alguns dias na casa que lhes oferece um cardápio diferenciado de acontecimentos misteriosos e atemorizantes.
Assim como na série e no livro, esse filme discute os limites da realidade e da loucura; realmente estariam diante de eventos paranormais ou só seriam frutos da imaginação? Para corroborar com a inclusão do filme em nossa lista, o diretor Martin Scorsese diz que esse é “o filme mais assustador de todos os tempos”.
“Desafio do Além” é um filme assustador e cheio de suspense, que certamente vai deixar os amantes do terror arrepiados. Você pode assistir “Desafio do Além” no Amazon Prime Video! Experimente grátis por 30 dias clicando aqui!
2) “O Iluminado” (“The Shining”/1980)
Podemos dizer que o livro “O Iluminado”, de Stephen King é um filho direto de “A Maldição da Casa da Colina”, de Shirley Jackson. “O Iluminado”, o filme, é um clássico do terror e um dos filmes mais conhecidos do gênero de casas mal assombradas.
O próprio Stephen King, autor de “O Iluminado”, afirma em seu fantástico livro “Dança Macabra”, onde ele analisa o cinema e a literatura de terror, que a obra de Shirley Jackson era “uma das mais perfeitas histórias sobre casa mal assombradas” que ele tivera oportunidade de ler.
Porém, para o megalômano como Stephen King não bastou criar uma casa mal-assombrada, ele criou um hotel. O histórico Overlook Hotel (que reapareceria décadas depois em “Dr. Sono”, uma espécie de continuação de “O Iluminado”). “O Iluminado” foi adaptado para o cinema por Stanley Kubrick, trazendo Jack Nicholson como Jack Torrance, o personagem principal.
Lançado em 1980 e dirigido por Stanley Kubrick, o filme é baseado no livro de mesmo nome escrito por Stephen King. A história acompanha Jack Torrance, interpretado por Jack Nicholson, que se torna o zelador de um hotel isolado durante o inverno. Conforme a solidão e o isolamento começam a afetar sua sanidade, Jack se torna cada vez mais violento e ameaçador para sua esposa e filho.
Na trama, Jack Torrance é um escritor que ainda não atingiu o reconhecimento e que também luta contra o alcoolismo (aliás, um personagem autobiográfico de Stephen King, como fica claro nesta biografia) e aceita trabalhar como zelador do hotel durante o inverno, quando o Overlook fecha suas portas e fica isolado.
Logo seu filho Danny Torrance começa a ter visões e a encarar as assombrações dos hóspedes mortos no Hotel Overlook. Já Jack Torrance trava uma luta entre a loucura e a sanidade envolvendo as mesmas assombrações.
“O Iluminado”, o filme, além de mudar um pouco o final do livro, foi mal recebido pela crítica quando lançado em 1980, mas aos poucos galgou o status de clássico do gênero, mesmo com Stephen King dizendo que odiou a adaptação de Kubrick.
Mesmo assim, “O Iluminado” é um filme icônico que combina suspense, terror psicológico e uma atuação brilhante de Nicholson. Você pode assistir “O Iluminado” no Amazon Prime! Experimente grátis!
3) “A Casa da Noite Eterna” (“The Legend of Hell House”/1973)
Mas até mesmo antes de “O Iluminado”, tivemos um filme de terror histórico sobre casas mal-assombradas. Agora, em “A Casa da Noite Eterna”, dirigido por John Hough, a inspiração veio do livro de Richard Matheson, “A Casa Infernal”, que inclusive escreveu o roteiro deste filme de 1973 (mas o título do filme, em inglês, também remete ao título do livro de Shirley Jackson).
“A Casa da Noite Eterna” é um filme de terror clássico que se passa em uma casa mal assombrada. Lançado em 1973, o filme conta a história de um milionário um tanto peculiar que contrata um grupo de pesquisadores para investigar a Mansão Belasco, na Inglaterra, supostamente o lugar mais assombrado na Terra, em busca de provas de vida após a morte.
A formação da equipe conta com um cientista e sua esposa, uma médium e o único sobrevivente de uma visita anterior à mansão. Assustador, pra dizer o mínimo, “A Casa da Noite Eterna”, é um dos ápices do terror na década de 1970, explorando diversos fenômenos paranormais na trama, onde fica claro que ao menos a maldade pura é capaz de sobreviver à morte.
Mesmo sendo datado em alguns momentos, “A Casa da Noite Eterna” ganha pontos por ser subjetivo ao não lançar mão de violência gratuita. Além disso a trilha sonora angustiante e opressiva contribui muito para que o filme soe inteligente e impactante.
“A Casa da Noite Eterna” é conhecido por suas cenas assustadoras e atmosfera sinistra, tornando-o um filme imperdível para os amantes do terror e das casas mal assombradas. Você pode assistir “A Casa da Noite Eterna” no Amazon Prime! Experimente grátis por 30 dias!
4) “Poltergeist: O Fenômeno” (“Poltergeist”/1982)
Não é brincadeira com o título, “Poltergeist” foi sim um fenômeno no cinema! Nada mais natural quando temos Steven Spielberg e Tobe Hopper trabalhando juntos. Enquanto o primeiro escreveu o roteiro, o segundo cuida da direção do filme que conta a história dos Freeling, uma família norte-americana modelo que se muda para um bairro residencial recém construído.
“Poltergeist: O Fenômeno” é um clássico filme de terror que se passa em uma casa mal assombrada. Lançado em 1982 e dirigido por Tobe Hooper, o filme conta a história de uma família que começa a experimentar eventos sobrenaturais perturbadores em sua casa.
À medida que a atividade paranormal aumenta, a família é confrontada por espíritos malignos que sequestram sua filha mais nova. Nesse cenário, Carol Anne, filha mais nova do casal começa a interagir com vozes que só ela escuta, até que ela desaparece, levada para o além por espíritos malignos.
Entra em cena tentativas tecnológicas e o auxílio de uma médium na esperança de recuperar a menina. Tanto que a cena com a televisão se tornou icônica, não só para o gênero terror, fazendo com que pessoas evitassem televisão fora do ar, e transformando esse num novo artifício para gerar medo e tensão (algo que na era digital perde o sentido, é fato).
Os efeitos especiais impactantes para a época também foram importantes para que “Poltergeist” se tornasse um marco do cinema oitentista, assim como seu desfecho de tirar o fôlego, gerando um sem número de lendas, tanto sobre os atores e eventos no set de filmagens, quanto a Spielberg ter dirigido algumas cenas do filme.
Ah! Não caia no engôdo do remake, vá no original e se a tentação não for muita pode ignorar as sequências, também. “Poltergeist: O Fenômeno” é um filme imperdível para os amantes do terror e das casas mal assombradas.Você pode assistir “Poltergeist: O Fenômeno” no Amazon Prime! Experimente grátis por 30 dias!
5) “Horror em Amityville” (“The Amityville Horror”/1979)
Todavia, antes mesmo de “Poltergeist”, “A Cidade do Horror”, lançado em 1979, foi ainda mais impactante pois trazia uma história supostamente real! Supostamente, pois como bem dito pelo próprio Stephen King em “Dança Macabra”, “já houve vários gritos de embuste nos jornais desde que o livro foi publicado e estes gritos foram renovados quando o filme foi lançado”.
Posso dizer que não existiria “A Invocação do Mal” e seus derivados atualmente se não fosse este primeiro filme assustador, intitulado “The Amityville Horror” e inspirado no livro homônimo de Jay Anson.
O livro de Jay Anson, intitulado “Horror em Amityville”, foi adaptado para o cinema por Stuart Rosenberg, num filme horripilante que narra a história do casal Lutz, que se muda com seus três filhos para Amityville, em Long Island, Nova York.
A nova casa da família foi palco de uma tragédia violentíssima, só 13 (número sugestivo) meses antes. Ali, sob a orientação de vozes, um homem matou os seis membros de sua família e depois se suicidou. Por esse motivo, conseguem comprar a casa mais barata.
Logo, os ruídos noturnos começaram a aparecer, acontecimentos sobrenaturais e aparições assustadoras se tornam cotidianos. Gosmas negras que saem borbulhando das privadas, escada e paredes, salas repletas de moscas, uma cadeira que balança sozinha e algo que amedronta o cachorro de modo atroz são outros artifícios desenrolados pela residência mal-assombrada.
O filme consegue ser ainda mais crú e visceral do que o livro, no processo que leva George Lutz se tornar uma versão ainda mais demoníaca de Jack Torrance (de “O Iluminado”), com seu machado.
“Horror em Amityville” é um filme de terror clássico que se passa em uma cidade assombrada por forças malignas Com cenas chocantes e uma atmosfera sinistra este é um filme imperdível para os amantes do gênero de casas mal assombradas. Você pode assistir “Horror em Amityville” no Amazon Prime! Experimente grátis por 30 dias!
Lista de livros de terror que inspiraram filmes sobre casas mal assombradas
- “A Maldição da Casa da Colina”, de Shirley Jackson: inspirou os filmes “Os Inocentes” e “Desafio do Além”, além da série da Netflix “A Maldição de Hill House” – Link do livro.
- “O Iluminado”, de Stephen King: inspirou o filme homônimo e tem uma continuação intitulada “Dr. Sono”. – Link de O Iluminado | Link de Doutor Sono
- ” A Casa Infernal”, de Richard Matheson: inspirou o filme “A Casa da Noite Eterna” – Link do livro
- “Horror em Amityville”, de Jay Anson: inspirou o filme homônimo – Link do Livro
- “Demonologistas. Arquivos Sobrenaturais”, de Ed & Lorraine Warren: inspirou filmes como “A Invocação de Mal”, “Horror em Amityville” e “Anabelle” – Link do Livro
- “A Volta do Parafuso”, de Hanry James: inspirou o filme o clássico “Os Inocentes”, nossa menção honrosa que virá na sequência deste artigo, e foi recentemente adaptado em “The Haunting of Bly Manor”, segunda temporada de “A Maldição da Residência Hill” – Link do Livro
Menção Honrosa: “Os Inocentes” (“The Innocents”/1961)
Não vou resistir e vou citar aqui uma menção honrosa para um dos bons filmes de suspense lançados na primeira parte da década de 1960. Voltando um pouco no tempo, antes mesmo da adaptação de “A Maldição da Casa da Colina” de Robert Wise, temos uma adaptação cinematográfica para um dos maiores clássicos da literatura de terror: “A Volta do Parafuso“, de Henry James.
Um primor de escrita e uma ousada experimentação psicanalítica envolvendo fantasmas, a história de Henry James foi levada aos cinemas pelo diretor Jack Clayton, tendo no elenco Deborah Kerr e Michael Redgrave.
“Os Inocentes” conta a história da Srta. Giddens, uma governanta que começa a trabalhar numa velha mansão, para cuidar de um casal de crianças órfãs e sobrinhas do dono da casa que são o alvo de fantasmas que desejam possuí-las.
Ao contrário do que os espectadores modernos possam pensar, “Os Inocentes” está longe de parecer datado, impressionando pela atmosfera claustrofóbica e um visual cheio de sombras, sendo uma nítida influência de tudo o que veio depois no gênero, inclusive a série da Netflix, “A Maldição de Hill House”.
Se isso tudo não bastasse, ainda temos o aval da crítica que o considera como um dos 100 melhores filmes ingleses de todos os tempos!
Em tempo, “A Volta do Parafuso”, de Henry James, foi recentemente adaptado em “The Haunting of Bly Manor”, segunda temporada de “A Maldição da Residência Hill”, também dirigida por Mike Flanagan para a Netflix.
Leia Mais:
- Jennifer McMahon: “Prisioneiros do Inverno” | Livro de Terror de dar caláfrios
- Stephen King: 3 livros do Rei do Terror que merecem ser redescobertos
- Boleskine House: A Casa Mal Assombrada de Aleister Crowley e Jimmy Page (guitarrista do Led Zeppelin)
- O que Filme Noir? Estes são os 5 filmes essenciais para você assistir
- O Legado de ‘Garotos Perdidos’ (1987): Como o Filme Influenciou a Cultura Pop?
Abaixo você tem ofertas de Action Figures de personagens clássicos de filmes de terror | ||
Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:
- Kindle Unlimited: 10 razões para usar os 30 dias grátis e assinar
- Os 6 melhores fones de ouvido sem fio com bateria de longa duração hoje em dia
- Edição de Vídeo como Renda Extra: Os 5 Notebooks Mais Recomendados
- As 3 Formas de Organizar sua Rotina que Impulsionarão sua Criatividade
- Camisetas Insider: A Camiseta Básica Perfeita para o Homem Moderno