FB 1964 – Resenha de “Störtebeker” (2017)

 

FB1964 Störtebeker
FB1964: “Störtebeker” (2017, Hellion Records) NOTA:8,0

O projeto concebido pelo guitarrista Frank Badenhop chega a seu segundo capítulo, agora contando a história do corsário Klaus Störtebeker, um dos mais famosos piratas da Alemanha.

Para isso, a banda completada por Mirko Gätje (baixo) e Michael Wolpers (bateria), formando o núcleo instrumental do FB 1964 ao lado de Badenhop, investiu numa musicalidade dramática, épica, e para aumentar a impressão de metal opera nos oferece um encarte com 32 páginas, discriminando todas as participações especiais em cada musica, em qual local da música elas entram, e as letras.

A lista de convidados é de muito respeito: Udo Dirkschneider, Gerre, Bobby “Blitz” Ellsworth, Chris Boltendahl, David DeFeis, Gary Holt, Jeff Loomis, John Norum, Axel Rudi Pell, Victor Smolski, e David T. Chastain são apenas alguns dos nomes que emprestam parte de seu talento na construção deste disco.

E mesmo que tudo aqui pareça orientar-nos para uma metal opera, é fato que o FB 1964 está longe de se igualar, seja em qualidade ou estética, a nomes como Avantasia e Ayreon.

Tudo bem que a ótima “Seven Deadly Sins” é uma preciosidade do repertório e se encaixe perfeitamente no modelo metal opera. Mas, no geral, “Störtebeker” funciona melhor como um bom disco conceitual de heavy metal.

O que está longe de ser um problema!

Nas doze composições de “Störtebeker” vemos uma fórmula musical que oscila basicamente entre o power metal e o heavy metal tradicionais em conteúdo, e levemente progressivo na forma, com forte apelo noventista (principalmente na produção), e com a dramaticidade necessária para fazer do gênero cativante.

Até por isso, o conceito e a música torna impossível não lembrar do Running Wild em certos momentos, como em “Restless and Wild” (faixa pesada e com ótimo refrão cantado por Bobby “Blitz” Ellsworth) e “Orlog”.

Já a faixa título constrói uma espécie de hino bucaneiro pelos timbres pesados do heavy metal, enquanto “Victual Brothers” é um retrato fiel do bom e velho power metal.

“Störtebeker” é um disco sólido, mas ainda há espaço para melhorias.

Uma atenção maior às costuras, transições e inserções dos convidados faria muito bem ao resultado final do álbum.

Alguns movimentos soaram até mesmo prolongados desnecessariamente, apenas para introduzir um solo ou dois de convidados diferentes. Destes solos, alguns soam deslocados do contexto da música em que estão inseridos.

Quanto as introduções, duas ou três parecem criadas apenas para justificar o uso de instrumentação e texturas diferenciadas nas composições, pois elas desaparecem dos arranjos depois.

Além disso, não existe um fio da meada que ligue as composições, musicalmente falando, como é comum em uma metal opera.

Por isso insisto que “Störtebeker” é um disco conceitual de heavy metal. De simples e fácil assimilação.

E se assim encarado, fica mais fácil perceber a eficiência das melodias bem ajambradas, dinâmicas mudanças de andamentos, com intensidade e profundidade, onde peso, emoção, técnica, e velocidade são explorados de maneiras diversas dentro do espectro do power/heavy metal, em quase oitenta minutos de música.

Entre faixas pesadas, baladas, e temas instrumentais, ainda se destacam a multifacetada “Remeber the Fallen” (com Chris Boltendahl e uma passagem doom que eu pensei que música ia parar de tão arrastada), “Goatland” (com seu interessante duelo de guitarra e violino) e a bela balada “Mortal Symphony”, como faixas interessantes, mas nada que soe brilhante.

E esta é a tônica de “Störtebeker”: interessante, mas sem aquela fagulha de brilhantismo!

TRACKLIST

1. Introduction
2. Restless and Wild
3. Victual Brothers
4. Gotland
5. Escaped
6. Mortal Symphony
7. Hexenkessel
8. Seven Deadly Sins
9. Orlog
10. Remember the Fallen
11. When the Last Bell Dies
12. Störtebeker

FORMAÇÃO

Mirko Gätje (baixo)
Michael Wolpers (bateria)
Frank ”Heino” Badenhop (guitarra)

Cultura Pop e Underground FB 1964 Stortebeker Cultura Pop e Underground FB 1964 Stortebeker Cultura Pop e Underground FB 1964 Stortebeker Cultura Pop e Underground FB 1964 Stortebeker Cultura Pop e Underground FB 1964 Stortebeker Cultura Pop e Underground FB 1964 Stortebeker Cultura Pop e Underground FB 1964 Stortebeker Cultura Pop e Underground FB 1964 Stortebeker Cultura Pop e Underground FB 1964 Stortebeker Cultura Pop e Underground FB 1964 Stortebeker Cultura Pop e Underground FB 1964 Stortebeker 

Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *