Dimmu Borgir – ‘Forces of the Northern Night’ (2017) | Um épico show de Black Metal

 

Experimente a épica performance ao vivo do concerto “Forces of the Northern Night” do Dimmu Borgir. Prepare-se para uma noite de metal intenso e visuais impressionantes!

Prepare-se para se surpreender com a épica performance ao vivo do DVD “Forces of the Northern Night” da banda de black metal sinfônico Dimmu Borgir. Esta intensa experiência musical de heavy metal é acompanhada por visuais impressionantes que o deixarão maravilhado. Junte-se à banda enquanto eles levam você a uma jornada por suas canções mais icônicas, tocadas com a energia e a paixão que só um show ao vivo pode oferecer.

Experimente a épica performance ao vivo do concerto "Forces of the Northern Night" do Dimmu Borgir. Prepare-se para uma noite de metal intenso e visuais impressionantes!

Dimmu Borgir é uma banda norueguesa de black metal conhecida por sua música intensa e atmosférica. “Forces of the Northern Night” é um show ao vivo que mostra o talento e a energia da banda. O show apresenta algumas de suas canções mais icônicas, executadas com o poder adicional de uma platéia ao vivo. Os visuais deslumbrantes que acompanham a música fazem deste concerto uma experiência verdadeiramente inesquecível.

Na virada do milênio, o parlamento polonês exibia um pôster da banda Dimmu Borgir como exemplo de satanismo. Se buscarmos o real significado de seu nome veremos que ele significaria algo como Castelo Negro e advém de uma formação rochosa vulcânica situada na Islândia, onde acredita-se que seja um portal para o inferno. Nome melhor para uma banda de Black Metal não existiria, mas acredito que o parlamento polonês poderia ter escolhido uma gama de nomes mais satânicos e “perigosos” que o Dimmu Borgir.

Mas sabe o motivo da escolha? A banda norueguesa figura no mainstream do Heavy Metal europeu! E sabe de onde vem o esse sucesso? Da capacidade e coragem de ousar, de extrapolar os limites impostos por regras! Desde sua gênese, na Noruega em 1993, investiam numa forma pessoal de Black Metal, com peso, melodia, velocidade, e teclados, este último um instrumento que beirava o ultraje dentro do gênero, mas que levou a banda a um outro patamar de popularidade, muito pela envolvência do clima obscuro, requintando e sinfônico que criava.

Abaixo você tem ofertas de “Forces of the Northern Night, do Dimmu Borgir, em disco de vinil e DVD.

Podemos dizer que junto ao Emperor, a banda foi uma das precursoras do afluente sinfônico do Black Metal, fortemente inspirados pelo que o Celtic Frost fez em “Into The Pandemonium” (1987). Álbuns como “Stormblåst” (1996), “Enthrone Darkness Triumphant” (1997), “Puritanical Euphoric Misanthropia” (2001), e “Death Cult Armageddon” (2003) evidenciam uma evolução musical que vai alem do Black Metal, incorporando elementos diferenciados em sua fórmula, mas sem deixar dúvidas de onde originalmente vieram.

E após seu mais recente álbum de estúdio, “Abrahadabra” (2010), o Dimmu Borgir mergulhou num projeto ousado, longe de um ineditismo dentro do Rock/Metal, mas com mais relevância do que o praticado por nomes consagrados, afinal, tocar com uma orquestra é uma abordagem que combina com a banda, que é sinfônica desde sua gênese, e só aumentou este elemento ao longo de sua evolução.

Este “Forces of the Northern Night” é um DVD duplo que registra a mágica apresentação da banda com uma orquestra e um coral, contabilizando mais de cem pessoas no palco, em duas ocasiões distintas: Oslo e Wacken Open Air, em 2011 e 2012, respectivamente, uma em cada DVD, o que nos permite dimensionar a proposta em ambientes diferentes. No primeiro show temos a banda acompanhada da The Norwegian Radio Orchestra & Choir, onde a abertura com a orquestra em “Xibir” já arrepia e cria uma aura sombria e épica, anunciando um requinte cinematográfico que ambientará todo o show, também amplificado pelo impacto visual tanto da banda quanto do coro.

É importante salientar que os aspectos sinfônicos vão além do simples preenchimento de espaços, afinal a música do Dimmu Borgir já incorpora muito disso, mas aqui a grandiloquência obscura ganhou contornos ainda mais reverentes, orgânicos e vívidos, mesmo em momentos mais pesados e metálicos como na trinca “Chess with the Abyss”“Ritualist”, e “A Jewel Traced Through Coal”, ou nos clássicos “Progenies of the Great Apocalypse” (uma das mais ovacionadas), e “The Serpentine Offering”.

Estas são faixas que ganharam um novo sabor, além de mostrarem como o repertório foi bem escolhido! Todavia, ouso dizer que as músicas que tiveram o protagonismo da orquestra (como “Dimmu Borgir (orchestra)”, “Eradication Instincts Defined”, “Fear and Wonder”“Perfection or Vanity”) são as mais destacáveis do repertório, provocando emoções distintas no espectador, além de ampliar o impacto das composições que as seguem, à saber: “Dimmu Borgir”, “Puritania” “Mourning Palace”, que ficaram soberbas, se destacando junto a “Born Treacherous” “Gateways” como os ápices da parceria banda+orquestra.

O primeiro DVD, onde temos este show de Oslo, ainda traz um documentário com cenas de bastidores, mostrando como a apresentação foi concebida, com entrevistas com membros das orquestras, e onde Shagrath afirma que a banda “expressa sentimentos através de sua música”. Neste sentido, conseguiram amplificar esta expressão de sentimentos ao ampliar seu vocabulário musical neste projeto, afinal a orquestra e o coro de tons eclesiásticos deram mais alma e dinamismo à música do Dimmu Borgir.

Abaixo você tem ofertas de mais dois clássicos do Dimmu Borgir, em discos de vinil.

O show do Wacken é acompanhado pela Czech National Symphonic Orchestra e pelo Schola Cantorum Choir, mantendo o mesmo setlist e praticamente os mesmos arranjos. Em ambos os DVDs a produção é de altíssimo nível, tanto em som quanto em imagem, que estão límpidos e brilhantes. Todavia, creio que a proposta funciona melhor em um ambiente fechado como apresentado no show de Oslo (mesmo que ali exista um certo nervosismo natural à primeira execução do projeto e que no show do Wacken o vocalista Shagrath interaja mais com o público), tanto pela acústica quanto pelos efeitos de luz. Segundo Silenoz, não há correções na gravação, todas as melhorias vêm apenas da mixagem.

Se você é fã de metal, não vai querer perder o show “Forces of the Northern Night” do Dimmu Borgir. Esta épica apresentação ao vivo mostra o talento e a energia da banda, e os visuais deslumbrantes tornam a experiência verdadeiramente inesquecível. Seja você um fã de longa data ou novo no gênero, este show com certeza deixará você querendo mais. Então pegue seus ingressos e prepare-se para uma noite de metal intenso e visuais inesquecíveis!

Leia Mais:

Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *