Dia Indicado para ouvir: Sexta-feira.
Hora do dia indicada para ouvir: Sete da Noite.
Definição em um poucas palavras: Adulto, Grudento, Guitarra, Pesado, Rock Inglês, Som de Macho, Urbano.
Estilo do Artista: NWOBHM.
Comentário Geral: Um clássico!
Influência básica de todo um gênero do Heavy Metal!
Estas são apenas duas das grandes verdades que cercam “Lightning To The Nations”, indefectível debut do Diamond Head.
Ainda afirmo, sem receio de incorrer a injustiças, que este é um dos álbuns mais conhecidos e menos ouvidos do heavy metal clássico.
A familiaridade com canções do quilate de “Am I Evil”, “Helpless”, “The Prince” e “It’s Eletric” é imediata devido às versões executadas pelo Metallica em suas visitas e revisitas à “garagem”.
A importância do Diamond Head para a existência do Metallica é imensurável, consequentemente os tentáculos desta influência abraçam as origens do Thrash Metal, em bandas como Slayer e Megadeth (com membros declaradamente influenciados pelo Diamond Head), além, é claro, do quarteto liderado por James Hetfield e Lars Ulrich.
Obviamente, os registros perpetrados pelo Metallica, de mais da metade das canções presentes em “Lightning To The Nations”, fez com que grande parte do trabalho se tornasse conhecido, mesmo poucos tendo contato com as versões originais do Diamond Head, um dos pilares da New Wave of British Heavy Metal (NWOBHM).
Inspirados pelo cultura punk do do-it-yourself, a banda inglesa financiou seus primeiros lançamentos, trabalhando avidamente na divulgação do álbum, que conseguiu cruzar o Atlântico, até os Estados Unidos, chegando às mãos de jovens chamados Lars, James e Dave.
O impacto causado naqueles adolescentes não era inexplicado. As faixas que compõem “Lightning To The Nations” transpiram potencial metálico, aliando energia, peso, melodia, simplicidade e um pouco de modernidade, formando um conjunto audacioso de canções.
Lançado no abrir das cortinas da década de 1980, a impressão é que o Diamond Head seguia na contra-mão da influência musical do punk (como nos primeiros álbuns do Iron Maiden) e investiam em peso acelerado nas canções longas, quase como uma reencarnação de um nome da tríade sagrada Zeppelin, Sabbath e Purple, esperando por lapidação.
Investiram também velocidade na cartilha do rock pesado ensinada na década anterior, mas a não suavização das arestas sonoras e a falta de orientação profissional fizeram o potencial da banda ser limado e se perder pelo caminho.
Todavia, no que tange a musicalidade de “Lightning To The Nations”, as críticas são as mais alvissareiras.
Os acordes, riffs e harmonias aqui desfilados em versões rústicas, nos fornece a impressão de que esta musicalidade é ilimitada, sem se ater somente ao rock pesado.
Claro que as guitarras pesadas estão onipresentes (exemplos imediatos estão na faixa-título e no clássico “The Prince”, fortemente inspirado pelo Deep Purple) ao longo do álbum, combinadas a diferenciais elementos vanguardistas (como na longa viagem de “Sucking In My Love”, que transpira Led Zeppelin), e alicerçadas na coragem musical (como na proto-thrash “It’s Electric” e na acessível “Sweet and Innocence”) e nas harmonias destacáveis.
Porém, o maior destaque fica para a já citada “Am I Evil?”. Sem dúvidas a grande composição do álbum, que o resume de modo acachapante, fundindo ingredientes de música clássica com rock n’ roll (a introdução da canção é um encontro do compositor Holzst com o Black Sabbath), desfiando harmonias maliciosas e viscerais.
Além das duas verdades que abrem o texto, posso, após toda esta apologia, ainda afirmar que este “Lightning To The Nations” é uma das pedras fundamentais do heavy metal moderno.
Ano: 1980.
Top 3: “It’s Electric”, “Am I Evil?” e “Helpless”.
Formação: Sean Harris (Vocal), Brian Tatler (Guitarra), Duncan Scott (bateria) e Colin Kimberley (Baixo)
Disco Pai: Led Zeppelin: “II” (1969)
Disco Irmão: Iron Maiden: “Iron Maiden” (1980)
Disco Filho: Metallica: “Kill ‘Em All” (1983)
Curiosidades: Lars Ulrich, baterista do Metallica, após o primeiro encontro com James Hetfield, em 1981, foi passar o verão na Europa para seguir o Diamond Head no velho continente.
Ele havia comprado o álbum independente “Lightning To The Nations”, e se comunicava com a mãe do vocalista, na época co-empresária da banda.
Em sua jornada experimentou as vicissitudes de uma banda de heavy metal, alojado por uma semana na casa do guitarrista Brian Tatler e mais um mês na casa do vocalista Sean Harris.
Pouco tempo depois, o Metallica lançaria o pioneiro álbum “Kill Em’ All”, largamente influenciado por este álbum do Diamond Head.
Pra quem gosta de: Jeans & Couro, colete com patches, metal clássico, garage days e cerveja gelada.
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