Dee Snider – Resenha de “S.M.F – Live in USA” (2018)

 

Dee Snider S.M.F - Live in USA
Dee Snider: “S.M.F – Live in USA” (2018, Shinigami Records) NOTA:9,5

Dee Snider é um dos maiores nomes do rock norte-americano em cima do palco.

Seja com o lendário Twisted Sister ou em carreira solo, intensidade é a palavra de ordem sem seus shows, e desde “What You Don’t Know (Sure Can Hurt You)”, abertura deste  “S.M.F – Live in USA”, vemos que ele é também capaz de transpor essa energia para os discos ao vivo.

Tudo bem que a produção não é das melhores, trazendo o sentimento de tempos antigos para o material, com alguns instrumentos ao fundo na mixagem (como nos solos), além de inserir um pouco do som ambiente na gravação.

Isso pode ser nostálgico para os mais velhos, pois remete aos saudosos e apaixonantes bootlegs, mas pode ser incômodo para o público mais jovem.

Entretanto, isso tem uma explicação!

“S.M.F – Live in USA” é, na verdade, um resgate histórico de “Dee Snider’s SMF – Twisted Forever”, lançado em 1997, e registrado no ano de 1995, na turnê que Dee Snider fez nos Estados Unidos tocando os clássicos do Twisted Sister.

Essa turnê foi pouco divulgada na época, mas rendeu um material ao vivo que, junto “Live at Hammersmith”, é essencial para conhecer o poder de Dee Snider ao vivo.

Entre o fim do Twisted Sister e esse “S.M.F – Live in USA”, Dee Snider teve o ótimo Widowmaker e o supergrupo Desperado (que não funcionou, como vimos nesse texto).

Gravado um ano após o lançamento do emblemático “Live at Hammersmith”, do Twisted Sister, “S.M.F – Live in USA” desfila dezesseis clássicos com a fome e a revolta dos anos 1990, captados em algumas das apresentações, tornando tudo o mais orgânico possível.

E Dee Snider novamente entrega tudo de si! Claro, com seu sarcasmo, humor e alta energia que são marcas registradas. E como ele próprio diz antes de atacar com “Destroyer”“That’s what I do, that’s why I’m here, I kick fucking ass”!

Não há como negar que “Stay Hungry”, “We’re Not Gonna Take It”, “I Wanna Rock”, “Burn in Hell”, “SMF” e o hino “The Price”, clássicos do terceiro disco do Twisted Sister, são os destaques máximos do repertório.

Mas também emocionam “I Am (I’m me)” do segundo disco “You Can’t Stop Rock N’ Roll” (1983) – de onde também tiraram “The Kids Are Back”, “We’re Gonna Make It” e a faixa-título – e o medley com faixas de “Come Out And Play”, com seus oito minutos que resumem um dos melhores discos do Twisted Sister.

Só uma pena terem incluído apenas “Wake Up” de “Love is for Suckers”, que tem ótimas composições, mas é sempre ignorado.

Dee Snider está em plena forma, dominando o público como poucos, e a banda que o acompanha consegue executar com feeling, precisão e alta octanagem (inclusive acelerando algumas faixas) os clássicos do Twisted Sister.

Fica evidente que Snider e a banda estavam se divertindo durante a execução destes clássicos. Até por isso, pense em “S.M.F – Live in USA” como um bootleg de luxo, daqueles que marcam mais do que muitos álbuns ao vivo oficiais.

“S.M.F – Live in USA” é daqueles discos pra colocar pra rodar, abrir uma cerveja e deixar Dee Snider guiar a festa do rock n’ roll. Afinal, salvo pela produção, isso é como um disco ao vivo deve ser: alto volume, agressivo e ultra-energético.

Aproveite que a Shinigami Records lançou este petardo aqui no Brasil e confira “S.M.F – Live in USA” urgentemente!

TRACKLIST

1. What You Don’t Know (Sure Can Hurt You)
2. The Kids Are Back
3. Stay Hungry
4. Destroyer
5. I Am (I’m Me)
6. You Can’t Stop Rock ‘N’ Roll
7. Medley: Come Out And Play, The Pack, I Believe In Rock ‘N’ Roll, Be Chrool To Your Scuel
8. We’re Gonna Make It
9. I Wanna Rock

10. Wake Up (The Sleeping Giant)
11. Burn In Hell
12. Shoot ‘Em Down
13. Under The Blade
14. We’re Not Gonna Take It
15. The Price
16. S.M.F.

FORMAÇÃO

Dee Snider (vocais)

Keith Alexander (guitarra)

Derek Tailer (baixo)

Spike (guitarra)

Charlie Mills (bateria)

Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *