Circus | Banda carioca responde nossas Se7e Perguntas

 

Bernardo Tavares, músico da banda carioca de rock/hardcore, participa de nossa seção SE7E PERGUNTAS, onde queremos apresentar bandas ou artistas que merecem atenção, através de uma entrevista com sete perguntas fixas.

Circus - entrevista

FICHA TÉCNICA

NOME DO MÚSICO: Circus

ESTILO: Hardcore/Rock

CIDADE/ESTADO: Rio de Janeiro – RJ

INÍCIO DA CARREIRA: 2014

DISCOGRAFIA:

2015 – Respeito e Liberdade – Single
2017 – Em Meio A Destruição – Álbum
2018 – Tempestade
2018 – Contra Cena – Single
2019 – Respeito e Liberdade, Ao Vivo no Circo – Single
2019 – Cidadão de Bem – Single
2019 – O Ciclo – Single
2019 – O Ciclo – Acustico – Single
2020 – O Plano – Single
2020 – Renascer – Single
2020 – Abstrações – Single
2020 – Novo Mundo – Single
2020 – Transmissão – Álbum
2021 – Hardcore Live Fest – Ao Vivo no HR Estudio – Álbum
2021 – O Esgotado / Aprisionado – Single Colab
2021 – Gravações de Quarentena – Álbum
2022 – Mil Razões – Single
2022 – Mil Razões, Ao Vivo no Circo – Single

ENTREVISTA

1. Primeiramente, obrigado pela entrevista e pela atenção conosco do site Gaveta de Bagunças. Conte-nos um pouco sobre da biografia da Circus.

Bernardo Tavares:Eu sempre costumo falar isso, em entrevistas e no shows: A gente começou juntando um bando de moleques para tocar alguns sons que a gente gostava e acabou nesse projeto que já dura 8 anos. Começamos na época do colégio, na zona norte do Rio, quase todo mundo era região do grande Méier. O sonho era simples, tocar sons que a galera pudesse agitar pra caralho nos shows, com letras críticas e que fizessem pensar e ajudar as pessoas que as escutassem. 2014 até hoje ja rolou dois discos de estúdio, dois discos ao vivo, vários singles, turnês com bandas consagradas, participações de artistas das antigas, shows pelo Sudeste inteiro e com certeza um puta amadurecimento da banda em todas as áreas que desenvolvem uma banda, começamos a levar a coisa mais a sério.

2. Quais as principais influências da banda? Existe alguns nomes que indicaria como principais referências para a sonoridade que vocês praticam?

Bernardo: Nu Metal e Punk Hardcore. Alguns nomes mais específicos seriam: Linkin Park, The Offspring, Slipknot, Rise Against, Rage Against The Machine, Dead Fish.

3. Quanto às letras, existe algum direcionamento especifico? Nesse âmbito, vocês possuem algum posicionamento político ou ideológico?

Bernardo: Todas as letras são progressistas, falam sobre a sociedade como um todo ou falam sobre problemas e vivências pessoais. Somos declaradamente de esquerda e antifascistas. Tocamos e organizamos ocupações culturais, tocamos em eventos contra o impeachment da Dilma e todo show nos posicionamos. Eu me graduei em Ciências Sociais, então tem muita coisa que acabou vindo desses estudos e principalmente do Marxismo.

4. Poderia nos dizer um pouco de como funciona o processo de composição na Circus?

Bernardo: Normalmente alguém da banda cria algum riff, alguma levada, esse pequeno trecho se torna o gatilho para criação da música inteira. A gente leva pro estúdio, fica tocando, girando em torno disso até conseguir criar um esqueleto. Com um esqueleto pronto eu tento criar melodias e as letras, depois disso adicionamos mais detalhes, viradas, mais guitarras, outros momentos e dinâmicas.

5. Qual das músicas ou discos você indicaria para alguém interessado em conhecer o trabalho de vocês?

Bernardo: Sem dúvidas pediria pra ouvir o álbum “Transmissão”, que é o mais completo, tanto em produção, como em letras.

6. Já existem metas de longo e médio prazo para a carreira da Circus?

Bernardo: Sim, esse ano temos previsto e já produzido pelo menos 3 singles com clipe. Pro ano que vem pretendemos lançar outro álbum com 8 ou 9 faixas. A ideia neste ano de 2022 é tocar muito, temos tido muitos shows e agora nesse segundo semestre a ideia é tentar tocar fora do Rio ao máximo.

7. Para finalizar, agradeço a oportunidade da entrevista, e fique à vontade para pontuar algo que queira mencionar fora das perguntas acima.

Bernardo: Agradecemos demais pelo espaço e oportunidade de passar nossa mensagem e som adiante. Fiquem espertos que temos música nova com participação de banda gringa no começo do mês 7.

CONTATO

Todos os links de contato e divulgação da banda Circus estão disponíveis no linktree da banda: https://linktr.ee/CircusRockOficial

LEIA MAIS:

OFERTAS DE DISCOS DE NU METAL E HARDCORE:

Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *