Attack – “The Secret Place” (1995) | Você Devia Ouvir Isto

 

Confira a proposta desta seção aqui

Dia Indicado para ouvir: Quarta-Feira

Hora do dia indicada para ouvir: Cinco da Tarde

Definição em um poucas palavras: Pesado, melódico, metal alemão, anos 90.

Estilo do Artista: Power/Heavy Metal

Attack - The Secret Place
Attack – “The Secret Place” (1995, 2019 | Tin Can, Hellion Records)

Comentário Geral: “The Secret Place” já era o quinto disco da banda alemã Attack, fundada em 1983, na cidade de Hannover.

O primeiro disco, “Danger in the Air”, foi lançado em 1984, junto a uma efervesce, renovada e multifacetada cena germânica que trazia nomes que iam do Warlock ao Kreator, passando por Trance, Avenger, Helloween, Sodom e Destruction.

Claro que como fruto dessa geração, o Attack praticava um heavy metal puro, com reminiscências de power metal, conjurando uma sonoridade poderosa e épica, influenciado por bandas como Judas Priest, Manowar e Heavy Load.

Ou seja, um heavy metal tipicamente oitentista, com guitarras tempestuosas e sobreposição de peso com velocidade.

Em 1995, quando “The Secret Place” foi lançado, o Attack ainda entregava boas composições, bem arranjadas, com peso, melodia e técnica em prol de um heavy metal de primeira, além de belos fraseados de guitarra, impressos num trabalho de estúdio tipicamente noventista.

Seguindo o padrão de seus congêneres naquela década, como Stormwitch e Heavens Gate, o Attack investia em climas e alternâncias de tempos nas passagens, dando uma dinâmica oxigenada e cativante a “The Secret Place”, além de se mostrar imprevisível e sempre corajoso em passagens quase experimentais para a musicalidade proposta.

Tudo isso vem bem resumido em “Heroes Die Young”, mostrando que não é exagero comparar esse disco ao que o Riot fez no ótimo “Inishmore” (1995) – que resenhamos aqui.

Já a abertura, “Light in the Dark”, é outro exemplo desta observação, ao trazer o essencial para uma músicas ser heavy metal: ritmo intenso, riff poderoso, refrão instigante e solo vibrante. Ao mesmo tempo, essa composição já nos oferece algumas variações climáticas nos arranjos.

Na sequência do track list temos o primeiro grande destaque do disco, com “I Know”, um metalzão tradicional cheio de versatilidade e ganchos certeiros, novamente com climas bem desenhados, assim como ouviremos de forma mais cadenciada em “Walk Alone” e suas pinceladas de flauta em uma ou outra passagem.

Por aqui já vemos como os teclados bem encaixados e o baixo proeminente, servindo de linha melódica guia em diversos momentos, muitas vezes remetendo ao Iron Maiden (como na base cavalgada da sombria “Mortal Energy”), são essenciais para a sonoridade de “The Secret Place”. 

A produção, típica dos anos 1990, combina perfeitamente com a proposta, mas pode incomodar os ouvidos modernos, pela crueza, principalmente nos vocais que ficaram ao fundo, e não seção rítmica, algo mais explícito em “Forgotten Dreams”.

Cabe registro que a produção ficou à cargo de Ricky van Helden, multi-instrumentista e fundador da banda. Também são dele os vocais, as linhas de baixo, as guitarras acústicas, teclados e as flautas pontuais que permeiam as composições.

Voltando às composições, “The Prophecy” traz muita velocidade para o jogo musical, remetendo aos conterrâneos do Avenger e do Helloween da fase “Walls of Jericho” (1985). Aliás, “The Warrior” chega a emocionar com essas referências ao Helloween, assim como “War Speed, Now” com sua rispidez que esbarra no thrash metal mesclado ao neoclássico.

Neoclássico que reaparece na experimental “Tsouka Ata”, um solo de bateria com excertos de guitarra reproduzindo “Tocata e Fuga em ré menor”, de Bach.

 “The Secret Place” é mais uma peça interessante do resgate do heavy metal alemão feito pela Hellion Records em solo nacional, sendo o disco que mais repercutiu na carreira do Attack, e obviamente VOCÊ DEVIA OUVIR ISTO!

Ano: 1995.

Top 3: “The Warrior”, “I Know” e” “Light in the Dark”.

Formação: Athanasios “Zacky” Tsoukas (bateria), Ricky van Helden (vocal, baixo, guitarras acústicas, teclados e flautas), Thorsten Köhne (guitarras) e Peter Oko (guitarra)

Disco Pai:  Helloween – “Walls of Jericho” (1985)

Disco Irmão: Heavens Gate – “Planet E.” (1996)

Disco Filho: Eden’s Curse – “Eden’s Curse” (2007)

Curiosidades: O Attack tinha um disco gravado, pronto para ser lançado em 1996, intitulado “Deadlocked”, mas até hoje ele não ganhou o mundo e “The Secret Place” continua como o último full lenght da banda, que permanece ativa até os dias de hoje.

Pra quem gosta de: Filmes e lendas medievais, capa e espada, cerveja alemã e metal dos anos 90.

Attack The Secret Place Ricky van Helden Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Attack The Secret Place Ricky van Helden Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Attack The Secret Place Ricky van Helden Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Attack The Secret Place Ricky van Helden Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Attack The Secret Place Ricky van Helden Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Attack The Secret Place Ricky van Helden Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Attack Ricky van Helden Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Attack Ricky van Helden Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Attack Ricky van Helden Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Attack Ricky van Helden Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Attack Ricky van Helden Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Attack Ricky van Helden Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Attack Ricky van Helden Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Attack Ricky van Helden Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Attack Ricky van Helden Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Attack Ricky van Helden Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Attack Ricky van Helden Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Attack Ricky van Helden Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Attack Ricky van Helden Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Attack Ricky van Helden Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Attack Ricky van Helden Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Attack Ricky van Helden Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Attack Ricky van Helden Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Attack Ricky van Helden Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Attack Ricky van Helden Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Attack Ricky van Helden Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Attack Ricky van Helden Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Attack Ricky van Helden Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças 

Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *