Anvil – “Impact Is Imminent” (2022) | Resenha

 

“Impact is Imminent” é o 19º álbum de estúdio da banda canadense Anvil, que se tornou um nome cult do heavy metal nas últimas duas décadas.

Abaixo você lê nossa resenha completa deste disco que foi lançado no Brasil pela parceria entre os selos Shinigami Records, Valhall Music e AFM Records.

"Impact is Imminent" é o 19º álbum de estúdio da banda canadense Anvil, que se tornou cult no underground do heavy metal nas últimas duas décadas.

“Impact Is Imminent” mantém o período de dois anos entre os discos da banda Anvil que tem sido mantido heroicamente desde “Anvil Is Anvil” (2016), e retoma a sonoridade característica de suas raízes nos anos 1980, praticando um hard n’ heavy com determinação power metal.

Até por isso, você já sabe o que esperar nestas quatorze faixas (a edição nacional vem com a faixa bônus “Gomez”) que compõem “Impact Is Imminent”: influências de Motorhead, Accept, Black Sabbath e Judas Priest injetadas de testosterona à moda power metal que os coloca novamente ao lado de nomes como Raven, Exciter e Metal Church em termos de musicalidade.

Neste sentido, não é exagero dizer que “Impact Is Imminent” ressuscita o hard n’ heavy da banda que teve algum reconhecimento em sua primeira fase, investindo basicamente numa releitura com cheiro, sabor e sonoridade clássica dos anos 1980, como evidenciam as ótimas faixas “Shockwave”, “Teabag”, “Wizard Wand”, “Bad Side of Town” e “Someone to Hate”.

Abaixo você encontra uma oferta da edição nacional de “Impact Is Imminent”, do Anvil.

Ou seja, é um típico disco do Anvil! Porém, me deu a impressão de que eles estavam mais inspirados neste novo disco do que nos três trabalhos anteriores. Sem medo de estar pecando pelo exagero, “Impact Is Imminent” é o melhor trabalho do Anvil desde “Juggernaut of Justice”, de 2011.

Isso pode não significar muito, mas reflete, quiçá, este como o disco mais criativo e empolgante da banda canadense liderada pela dupla Steve “Lips” Kudlow (guitarra e vocais) e Robb Reiner (bateria) lançado na última década. O mais impressionante é que isso se dá mesmo com o vocal de Lips decaindo ainda mais em qualidade, chegando a prejudicar algumas passagens, à medida que o tempo passa e a exuberância da juventude vai se esvaindo. Tudo bem que ele compensa com as linhas de guitarra mais vigorosas e intensas.

Mesmo dentro dessa linearidade regida pela excelência da mistura entre peso e melodia de ascendências speed metal, temos uma permanente dança entre hard rock (“Take a Lesson” remete diretamente a formas mais sujas e cadenciadas do estilo, enquanto “Lockdown” esbarra na forma setentista do Deep Purple) e heavy metal (é perceptível que as guitarras também bebem nas fontes de Accept e Judas Priest), cadenciada por influências mais roqueiras, principalmente de AC/DC (como na faixa “Fire Rain”), e até alguma ousadia maior pontuada em “Ghost Shadow” (com um toque bem vindo de música clássica em meio a seu ritmo acelerado) e em “Another Gun Fight” (com um “q” de pop oitentista em dado momento).

O mais interessante é notar como a banda conseguiu resgatar uma produção orgânica, com clima oitentista bem diferente das produções mais modernas e digitalizadas, dando o clima perfeito para as guitarras revoltas, os refrãos determinados e para a cozinha sólida. Destaque final para a power ballad “Explosive Energy” que junto às outras irão agradar os saudosos da época em que jeans, couro e tênis branco era o imaculado fardamento dos fãs de heavy metal!

Ofertas de Discos do Anvil:

  1. Anvil – Impact is Imminent [CD Nacional]
  2. Anvil – Impact is Imminent [Disco de Vinil Vermelho]
  3. Anvil – Hard N Heavy [Disco de Vinil]
  4. Anvil – Forged in Fire [Disco de Vinil]
  5. Anvil – Metal On Metal [Disco de Vinil]

Leia Mais:

Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *