Aetherea – “Through Infinite Dimensions” (2021) | Resenha

 

“Through Infinite Dimensions” é o primeiro álbum completo da banda paulista de metal sinfônico Aetherea.

Abaixo você lê nossa resenha completa deste disco lançado pelo selo MS Metal Records.

"Through Infinite Dimensions" é o primeiro álbum completo da banda paulista de metal sinfônico Aetherea.

A banda Aetherea foi idealizada na capital paulista em 2006 pelas mãos do guitarrista e compositor Fábio Matos da metamorfose de uma banda tributo ao Epica. Até por isso, não causa estranhamento o típico metal sinfônico que eles desenvolveram em seu primeiro álbum completo, intitulado “Through Infinite Dimensions” (2021).

O material chama a atenção pelo cuidado com cada detalhe. A produção e o trabalho em estúdio, realizado entre os anos de 2019 e 2020 no FM Studio e Loud Factory Studio em São Paulo, é acima da média. A arte gráfica, por exemplo, à cargo do artista Romulo Dias, é belíssima e mexe com todo o imaginário do metal sinfônico, remetendo à estética das capas dos discos noventistas de bandas como After Forever, Madrigal e Lacuna Coil.

A demora na chegada no primeiro álbum se dá pelo fato do Aetherea ter um período de inatividade até 2016, quando ela foi efetivamente formada e ganhou personalidade própria e confiança para se dedicar plenamente ao trabalho autoral que frutificou nestas onze faixas que completam “Through Infinite Dimensions” e desfilam influências de Kamelot, Angra, Blind Guardian, After Forever, Within Temptation, Nightwish e, obviamente, Epica, como mostram “My Hunter”, “Weekend Prophets”, “Face the Lies” e o singleLook into my Eyes”, alguns dos melhores momentos do trabalho.

Todas estas composições permitem ainda perceber como o Aetherea é detalhista na construção de sua sonoridade empolgante pela variação de andamentos envolventes. As composições pormenorizadas, as texturas, sentimentos e timbragens intensificadas pelo bom trabalho em estúdio que encaixou muito bem os coros e os arranjos épicos. Mesmo assim, está longe de ser um trabalho pomposo e pretensioso. É sim de extremo bom gosto!

Também longe da modernidade estéril, o Aetherea mostra destreza para extrair o conteúdo latente dos cânones do gênero usa-los como pontos de partida para desenhar sua própria personalidade. Até por este esmero tradicionalista, o trabalho da vocalista Jessica Sirius é muito importante, pois seu timbre e colocação vocal remetem a divas do symphonic metal como Simone Simmons, Floor Jansen (principalmente na sua fase primorosa com o After Forever) e Lisa Middelhauve.

Mesmo com toda a alta musicalidade do instrumental, de fato, o diferencial destas composições estão nos vocais de Jessica que transitam com desenvoltura dentro da estética necessária ao gênero, sem exageros, mas com determinação e versatilidade para transitar por vários estilos, além de ser dona de uma capacidade dramática muito cativante neste contexto musical.

É importante observar que a musicalidade do Aetherea não soa datada pelo amálgama de modernidades e classicismos do heavy metal, com elementos de power metal (até que esperados), pinceladas progressivas e clima de trilha sonora cinematográfica, entremeados a breakdowns (como no solo de “Memories”) e guitarras atualizadas (Fábio é um guitarrista que sabe que o segredo do heavy metal está nos riffs), sustentados por uma bateria forte, quem explode nos movimentos mais velozes e potencializa o symphonic metal do Aetherea como um apelo do gênero para os ouvidos contemporâneos.

No fim da audição, fica a ótima impressão deixada por este primeiro álbum completo do Aetherea, principalmente pela maturidade demonstrada em todos os aspectos de  “Through Infinite Dimensions”.

Leia Mais:

Ofertas de Discos de Symphonic Metal

Abaixo estão algumas ofertas de discos das principais bandas do symphonic metal. Usando nossos links (em azul) para compra na Amazon ao longo deste artigo você apoia o trabalho do site Gaveta de Bagunças.

  1. Epica – “Omega” [Disco de Vinil colorido duplo]
  2. Kamelot – “Epica” [Disco de Vinil]
  3. Nightwish – “Once” [Disco de Vinil]
  4. Within Temptation – “Black Symphony” [Disco de Vinil]

Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *