Gamma Ray – Resenha de “Insanity and Genius” (1993)

 

Os clássicos do heavy metal, como esse “Insanity and Genius”, do Gamma Ray, sempre devem ser revisitados e reverenciados!

E esse terceiro álbum da banda, lançado em outubro de 1993, definitivamente é um clássico não só da banda capitaneada por Kai Hansen, como  do Heavy Metal!

O genial Hansen já havia entrado para o seleto grupo de influenciadores dentro gênero com o seu trabalho junto ao Helloween, mas a musicalidade explorada, principalmente na trinca inicial de álbuns de estúdio do Gamma Ray é acachapante!

ob_b683b0_gamma-ray-insanity-and-genius-annivers
Gamma Ray: “Insanity and Genius” (1993, 2016, EarMusic, Shinigami Records)

Neste álbum em questão, “Tribute To The Past”, “No Return”, “Last Before The Storm” “Heal Me” (balada setentista reencarnada no Power Metal noventista, cantada por Hansen e indiscutivelmente influenciada pelo Queen) são faixas sempre louvadas pelos fãs.

Mas o que a banda pratica em faixas como “The Cave Principle”“Future Madhouse” (imprimindo groove nas guitarras em arranjos que remetem novamente ao Queen), “Gamma Ray” (um cover dos anos setenta que traz teclados e variações ousadas), “Insanity and Genius” (fundindo eruditismos com groove), “18 Years” (beirando o progressivo), “Your Turn Is Over” (mais purista e com vocais do guitarrista Dirk Schlächter) e “Brothers” (com forte pegada Hard Rock) transcende a coragem musical num estilo tão cheio de censores.

Ao mesmo tempo, “Insanity and Genius” beira a vanguarda se pensarmos no contexto histórico para o Heavy Metal em que este álbum esta inserido, afinal, mesmo hoje em dia, quase duas décadas e meia após seu lançamento, nada soa datado!

A mescla de elementos clássicos com a independência e liberdade sonora dos anos noventa dava um sabor diferente à banda, que tentava retomar suas características principais apresentadas no indiscutível “Heading For Tomorrow” (1989), e amplificá-las com uma roupagem mais encorpada e incisiva.

O desfile de técnica instrumental, feeling e arranjos inteligentíssimos só reflete o ecletismo metálico da fórmula multifacetada do Gamma Ray, construídas, não somente sobre guitarras melódcias, vocais espantosos e cozinha sólida, mas também sobre muita coragem e ousadia.

Além disso tudo, “Insanity and Genius” inaugurava uma formação que só se manteve neste álbum, mas que transbordava química e entrosamento.

Claro que a sombra das influências do Judas Priest ainda estavam escondidas nos cantos de alguns arranjos, muito devido aos vocais de Ralf Scheepers, mas infiro que no campo das influências, o Queen, com sua interseção musical de opostos, soando, ao mesmo tempo, elegantemente erudito e devassadamente roqueiro, é onde mais se enquadra este álbum, principalmente se observarmos o cuidado com as linhas vocais principais e secundárias, além da já enaltecida liberdade musical.

Quiçá, este seja o álbum de maior personalidade musical dentro da discografia da banda e que já apontava para o futuro, se pensarmos que não temos os vocais de Ralf em duas faixas (que já não estaria na banda no próximo álbum, “Land of the Free” [1995] e à espera de um convite que nunca veio para integrar o Judas Priest) e confirmava ainda mais Kai Hansen como um dos maiores compositores de sua geração dentro do Heavy Metal.

Em 2016,  “Insanity and Genius” ganhou um relançamento especial, remasterizado por Eike Freese e com um CD bônus recheado de extras, como faixas ao vivo, versões demo, covers e versões estendidas, com destaque para as regravações de “Valley of the Kings”“Heaven Can Wait”, feitas em 2016, no Chamaleon Studios e as versões demo ainda com Ralf Scheepers nos vocais.

No Brasil, este relançamento luxuoso foi, caprichosamente, feito pela Shinigami Records, com encarte esmerado trazendo fotos, letras e uma contextualização histórica altamente pertinente ao material.

Simplesmente O-B-R-I-G-A-T-Ó-R-I-O!!!!

Leia Mais:

Sugestão de Livros:

Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *