“The Moon And Stars: Prescriptions For Dreamers”, de Valerie June é o objeto nesta seção onde apresentamos uma resenha rápida e de forma tão direta que vai agradar até mesmo quem acha os 280 caracteres do Twitter uma ostentação desnecessária!
Quem e O Que?
Valerie June Hockett, conhecida como Valerie June, é uma cantora, compositora e multi-instrumentista norte-americana de Memphis, Tennessee. “The Moon And Stars: Prescriptions For Dreamers” é seu quinto disco de estúdio.
Ficha Técnica:
- Ano de Lançamento: 2021
- Número de Faixas: 14
- Produção: Valerie June e Jack Splash
- Selo: Fantasy Records
- Duração: 43:59
O que eles dizem do disco:
“Produzido por Jack Splash (Kendrick Lamar, Alicia Keys, John Legend) e Valerie June, “The Moon And Stars: Prescriptions For Dreamers” atinge um efeito transcendente graças em grande parte ao esplendor de seu som, uma tapeçaria primorosamente composta de folk e soul, gospel, country, blues, psicodelia e pop sinfônico que muda o clima. Com seus vocais fascinantes e contagiante senso de admiração, June gentilmente deixa o ouvinte em um estado de espírito muito mais encantador, que restaura rapidamente um sentimento poderoso de possibilidade alegre.” (New Releases Now)
O que nós achamos do disco:
Descobri Valerie June no estupendo “Pushin’ Against a Stone”, seu terceiro trabalho lançado em 2013.
De cara, a voz de Valerie June me impactou pela capacidade de soar forte e contemplativa, visceral e sensível, técnica e apaixonada, com personalidade própria e idiossincrasias ao mesmo tempo que era uma torrente de referências.
Era claro que ela frequentou as melhores escolas do blues e da música folk e teve “aulas” com mais destacáveis cantoras do segmento, mas creio que a tendencia a abraçar alguns modismos etéreos e contemplativos atuais em “The Order of Time” (2017) me deixaram um tanto desapontado.
Uma má impressão que é desfeita em “The Moon And Stars: Prescriptions For Dreamers”, um disco impressionante, capaz de mesclar a crueza impressa em “Pushin’ Against a Stone” com a introspecção psicodélica do trabalho seguinte.
Aquela simplicidade eficaz esta aclimatada com muito requinte e maturidade, tanto nos arranjos, solitários ao violão ou guiados por suaves linhas eletrônicas, quanto no desenho das linhas vocais tão marcantes, poderosas, apaixonadas e peculiares de Valerie June.
Não seria exagero dizer que “The Moon And Stars: Prescriptions For Dreamers” soa como uma fusão de Nina Simone e Aretha Franklin com Bob Dylan e Joni Mitchel impressa pela abordagem moderna também usada pelo genial Michael Kiwanuka.
Até por isso, “The Moon And Stars: Prescriptions For Dreamers” é um disco contemplativo, outonal, melancólico e belíssimo, que carece de tempo, bons fones de ouvido e um local confortável num ambiente escuro para ser apreciado como se deve.
Músicas de Destaque:
“Stay”, “Stardust”, “Call Me A fool“ (uma das melhores da sua carreira), “Smile”, “Two Roads”.
Pra Quem Gosta de:
Nina Simone, Aretha Franklin, Bob Dylan, Joni Mitchel e Michael Kiwanuka.
Leia Mais:
- Aretha Franklin | 5 Discos Pra Conhecer
- Bob Dylan: O Nobel de Literatura para a Poesia Impressa por Música
- Jazz | Uma Breve História Discográfica!
- Arlo Parks – “Collapsed In Sunbeams” (2021) | Resenha Expressa
- Michael Kiwanuka – “Home Again” (2012) | Resenha
Dicas de Livros Sobre o Tema:
Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:
- Kindle Unlimited: 10 razões para usar os 30 dias grátis e assinar
- Os 6 melhores fones de ouvido sem fio com bateria de longa duração hoje em dia
- Edição de Vídeo como Renda Extra: Os 5 Notebooks Mais Recomendados
- As 3 Formas de Organizar sua Rotina que Impulsionarão sua Criatividade
- Camisetas Insider: A Camiseta Básica Perfeita para o Homem Moderno