Sacred Reich – “Live At Wacken” (2012) | Resenha

 

“Live At Wacken” é um disco ao vivo da banda norte-americana de thrash metal Sacred Reich, gravado em 4 de agosto de 2007, no festival Wacken Open Air, e lançado em 2012. O disco chega ao Brasil em 2021 pelo selo Hellion Records num digipack contendo CD e DVD registrando a apresentação.

Sacred Reich - Live At Wacken (2012, 2021 - Hellion Records) Resenha Review

A banda norte americana Sacred Reich foi fundada em Phoenix, no Arizona, no ano de 1985, e desde que lançou seu primeiro disco, “Ignorance”, em 1987, estabeleceu um padrão de musicalidade inteligente dentro do thrash metal.

Faixas como “Administrative Decisions”, “Crimes Against Humanity”, “Who’s to Blame”, “State of Emergency” e a própria faixa-título neste primeiro trabalho mostravam como eram eficientes em dinamizar peso e melodia.

Aquele mesmo primeiro disco mostrava ainda como o Sacred Reich usava de um humor sagaz para inserir críticas sociais e políticas em suas músicas que destoavam um pouco da competição de velocidade e blasfêmia que assolava o thrash metal naquele ano.

Neste contexto, “Surf Nicaragua”, EP que chegou no ano seguinte, chamou a atenção do underground, onde o Sacred Reich já era notado, e fora dele, muito pela faixa-título, que conseguiu ser o grande clássico da banda e arregimentou um grupo fiel de fãs que os acompanharia ao longo dos anos.

Esse material era composto por algumas músicas registradas ao vivo, um cover para “War Pigs”, do Black Sabbath, e mais uma ótima faixa inédita, intitulada ” One Nation”.

O segundo trabalho de estúdio seria lançado em 1990: “The American Way”, onde, de cara, a faixa-título se coloca como outro clássico  do Sacred Reich, ao lado de “Love… Hate”.

O início da década de 1990 já se mostrava difícil para as bandas de heavy metal e um nome como o Sacred Reich, que apesar dos excelente discos não atingira o mainstream, começou a sofrer com hiatos e problemas de formação ao longo de toda a década.

Porém, até o oficializado fim das atividades, em 2000, o Sacred Reich lançou discos como “Independent” (1993 – com destaque à faixa-título) e “Heal” (1996).

Uma reunião do Sacred Reich aconteceria apenas em 2007, para alguns shows na Europa, incluindo a histórica passagem pelo Wacken Open Air daquele ano.

“Live At Wacken” registra exatamente aquele show onde o Sacred Reich toca todas as músicas listadas nesta resenha, ou seja, um repertório liderado pelo primeiro trabalho adicionado de clássicos pontuais dos demais discos, exceto do fraco “Heal” (1996).

Este foi o último show daquela turnê européia, a banda entrou no palco às 13 horas e apesar do horário os músicos demonstraram uma performance sólida e empolgante em todos os seus clássicos, criando uma sinergia com o público que estava ali somente para vê-los.

mosh pit formado no fim do show, quando tocaram “Surf Nicaragua” é demonstração desta troca de energia e o próprio baixista/vocalista Phil Rind parece surpreso e emocionado com a receptividade.

Em termos de performance, é perceptível certa falta de entrosamento, compensado pela força que imprimem em seu thrash metal, afinal eles desfilam música após música com determinação e fidelidade aos registros originais, algo perceptível na captação de áudio e vídeo.

A produção é a padrão dos lançamentos ao vivo dos registros no Wacken daquele período, nada muito cristalino e limpo, mas com o tom certo para detalhar cada instrumento e perceber a vibração da platéia que parece empolgada com o retorno da banda.

Um material que vale muito a pena, principalmente para apresentar o Sacred Reich para quem não conhece a banda.

Leia Mais:

Dicas de Livros Sobre o Tema:

Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *