Monteiro Lobato | 3 Livros Para Começar a Ler sua Obra Para Adultos

 

Conhecido como nosso primeiro grande escritor de livros infantis, hoje queremos celebrar uma parcela pouco comentada de sua obra, com três livros essenciais de Monteiro Lobato voltados para o público adulto.

Conhecido como nosso primeiro grande escritor de livros infantis, hoje queremos celebrar uma parcela pouco comentada de sua obra, com três livros essenciais de Monteiro Lobato voltados para o público adulto.

José Bento Lobato, mais conhecido como Monteiro Lobato, foi um escritor, ativista, diretor e produtor brasileiro pré-modernista, popularmente conhecido pelo conjunto educativo de seus livros infantis, que englobou quase metade de sua obra, sendo que podemos atribuir a ele o posto de percursor da literatura infantil no Brasil, principalmente pelos mais de vinte volumes de “O Sítio do Pica-pau Amarelo”.

Corroborando com esse fato, suas personagens mais conhecidas são aquelas que fazem parte das famosas histórias do “O Sítio do Pica-pau Amarelo”, mas sua parcela “adulta” possui tanta qualidade quanto, ou até superior, à parcela infantil, que consistia de contos, artigos, críticas, crônicas, cartas, e livros.

Hoje em dia, Monteiro Lobato possui um papel quase que escanteado por sua opiniões que eram fruto de sua época, mas que hoje são controversas. Alguns fecham os olhos para o fato de que ele abriu as portas para a literatura infantil brasileira e desafiou a ditadura varguista, e supervalorizam o fato de que ele foi defensor de ideias hoje retrógradas como a eugenia, além de ter uma forte conotação de preconceito racial em toda a sua obra.

Até por isso, devemos ter em em mente que Lobato era fruto de sua época e que sua obra tem que ser analisada contextualizada sob a luz desta época. “A gente tem percebido cada vez mais que existem aspectos do preconceito racial, do racismo, contra os negros na literatura dele”, afirmou o doutor em literatura Wilson Alves ao site crb8.org.br. Ele continua: A gente tem que entender que o Lobato é um filho das elites brasileiras da virada do século XIX, ele nasceu em 1882 durante a escravidão no Brasil. O racismo faz parte do caldo cultural no qual ele se formou”.

Não podemos, também, esquecer que Monteiro Lobato teve uma importância gigantesca para o mercado editorial brasileiro, pois ele foi o fundador da primeira editora brasileira, a “Monteiro Lobato e Cia”, em 1918. Até então, todos os livros de escritores brasileiros eram exclusivamente impressos em Portugal e, graças a seu pioneirismo, teve início o movimento editorial no Brasil.

3 Livros Essenciais Para Conhecer a Obra Adulta de Monteiro Lobato

Monteiro Lobato foi um dos grandes nomes da cultura brasileira, mais conhecido como nosso primeiro grande autor de livros infantis. Seus livros fizeram muito sucesso além do Brasil, em países como Uruguai e Argentina, para onde o escritor se mudou em 1946. Hoje queremos celebrar três livros de sua obra voltada para adultos, relativamente pouco comentada hoje em dia.

1) “Urupês” (1918);

Este foi o primeiro grande sucesso de público e crítica de Monteiro Lobato, reunindo uma série de contos e dois artigos enviados ao jornal “O Estado de São Paulo”, no ano de 1914, sendo que um desses dois dá nome ao livro.

Confira abaixo uma oferta de “Urupês”, de Monteiro Lobato, com desconto.
 

Aqui, o escritor registra a figura do Jeca Tatu, símbolo da preguiça e do fatalismo, como vítima da miséria e da exclusão. No embalo, ainda criou tramas guiadas por seres abrutalhados pelas suas vicissitudes, com destaque a outro personagem marcante, o Bocatorta.

Sem dúvidas, este é um grande clássico dentro da Literatura Nacional, sendo um sucesso de vendas numa época de poucos leitores, onde Lobato estava no auge de seu talento narrativo e de suas descrições cruas e realistas do interior em sua época.

2) “Negrinha” (1920);

Após o sucesso com “Urupês”, Monteiro Lobato reuniu mais uma coleção de contos que retratavam a população brasileira em início de século XX, misturando soldados patriotas, fazendeiros falidos, esposas infelizes, jardineiros, crianças e viúvas, talhados com sarcasmo e envolvência típica de sua escrita, em prol da caricatura literária de uma época, com alto senso teatral.

Confira abaixo uma oferta de “Negrinha”, de Monteiro Lobato, com desconto.

“Negrinha”, o conto do título, explora o pensamento escravocrata que ainda existe mesmo após a Lei Áurea, através do “drama de uma órfã desamparada, vítima da perversidade da senhora frustrada pela abolição”. Uma das grandes antologias de contos da literatura nacional no século XX.

3) “O Choque das Raças ou O Presidente Negro” (1926)

Publicado em 1926, este foi o primeiro e único romance adulto de autoria de Monteiro Lobato, dentro que podia se encaixar na ficção científica da época.

Confira abaixo uma oferta de “Negrinha”, de Monteiro Lobato, com desconto.

Na terceira década do século XX o autor narrava um período no futuro em que os Estados Unidos tinham como líder político um negro, além de uma China como gigante industrial, clones, a evolução do cinema, “máquinas do tempo”,  e as grandes corporações.

Um típico exercício de profecia sci-fi com influências de Jules Verne e H. G. Wells. A trama envolve o protagonista Ayrton Lobo, o cientista Benson e sua filha Jane, numa trama que em suas camadas aborda, sob o prisma da época, temas como segregação racial e igualdade dos sexos.

Leia Mais:

Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:

1 comentário em “Monteiro Lobato | 3 Livros Para Começar a Ler sua Obra Para Adultos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *