Nirvana -“From The Muddy Banks of The Wishkah” | Você Devia Ouvir Este Disco

 

“From The Muddy Banks of The Wishkah”, disco ao vivo da lendária banda de Seattle NIRVANA, é nossa indicação de hoje na seção VOCÊ DEVIA OUVIR ISTO, cuja proposta você confere nesse link.

Nirvana - From The Muddy Banks of The Wishkah

Definição em um poucas palavras: Guitarra, Pesado, Alternativo, Drogas, Punk.

Estilo do Artista: Grunge/Rock Alternativo

Comentário Geral: O que seria do rock n’ roll sem os shows eletrizantes dos grandes nomes deste amado estilo musical? E o que seria de nós fãs sem os discos ao vivo para, ao menos por meio das gravações, conferir a energia de um show de seu ídolo? O Nirvana acabou tão rápido que nem deu tempo de lançarem um disco ao vivo oficial, mas como o público pedia e havia demanda após o trágico fim de Kurt Cobain, Dave Grohl e Krist Novoselic abriram o baú de gravações para dar à gravadora uma coletânea de algumas apresentações.

Apesar de não trazer uma apresentação única e completa, mas sim uma coleção de registros em cidades e países diferentes (como Estados Unidos, Holanda, Inglaterra e Itália) entre os anos de 1989 e 1994, o resultado final agradou o público, que em 1996, quando “From The Muddy Banks of The Wishkah” foi lançado, já se sentia órfão do trio de Seattle.  Isso porque neste álbum podemos captar toda esta energia que emanava de um show de uma das últimas grandes bandas de rock da história!

A responsabilidade pela escolha do material ficou à cargo da dupla remanescente Dave Grohl e Krist Novoselic que passaram dois anos compilando mais de cem horas de material inédito. Porém, com a decolagem do Foo Fighters, Dave se retirou do projeto deixando apenas Krist para finalizá-lo.

O Nirvana no início dos anos 90 liderava um movimento que mudou todo o rumo do rock naquela nova década. Guitarras distorcidas e atitude punk combinados com a rebeldia desleixada era a tônica destas novas bandas vindas de Seattle e do novo estilo denominado de grunge. “From The Muddy Banks of The Wishkah” encapsula todo este legado, com clássicos mais acessíveis do quilate de “Smells Like Teen Spirit” (aqui mais acelerada), “Drain You”, “Heart-Shaped Box” e “Polly” (em versão mais nervosa) lado a lado a músicas potentes e mais agressivas como “Sliver”, “Milk It”, “Been A Soon”, “Aneurism”, “Negative Creep” e “Blew”.

Abaixo você tem ofertas de dois discos ao vivo do Nirvana: O CD de “From the Muddy Banks of Wishkah” e o LP duplo de “Unplugged in N.Y.”

É interessante observar que as faixas registradas entre  1993 e 1994, como “Spank Thru”, “Scentless Apprentice”, “Heart-Shaped Box” e “Milk It”, soam mais encorpadas, pois contavam já com o ex-guitarrista do Germs, Pat Smear, contratado para reforçar o som ao vivo do Nirvana, principalmente em “Milk It”, que destacam alguns diálogos entre guitarra estridentes.

Além destas, podemos destacar “Negative Creep” como a única música de “From The Muddy Banks of The Wishkah” do show da banda em outubro de 1991 no Paramount Theatre em Seattle, Washington. Este show acabaria sendo lançado como “Live At The Paramount” em 2011. Já a versão rocker da faixa “Polly” aqui apresentada é datada de 1989. Segundo Novoselic esta é uma das faixas mais antigas da banda, a versão desta compilação foi tirada de uma fita cassete gravada da mesa no show de 05 de dezembro de 1989, realizado em Londres, no Astoria Theatre. Desse mesmo show foi retirada “Breed”, que na época se chamava “Imodium”. 

Muitos historiadores do Nirvana acreditam que este show em Londres foi o ponto de virada na carreira da banda. Realizado em 3 de dezembro de 1989, o Nirvana fez o show no Reino Unido que ganhou atenção underground mundial. De fato, Bruce Pavitt, autor de “The Subterranean Pop Music Anthology 1980-1988”, disse que “Londres foi um ponto de virada para eles. Depois disso, eles excursionaram pela Costa Oeste [dos EUA] com o Mudhoney no início dos anos 90 e foi aí que as pessoas começaram a notar o Nirvana. Foi quando eles começaram a surpreender as pessoas.”

Durante o ano 1996, que ostentava álbuns de rock amplamente ovacionados como “Odelay”, do Beck, o terceiro álbum auto-intitulado de Sublime, e o contundente “Evil Empire”, do Rage Against The Machine,  o álbum “From The Muddy Banks of The Wishkah”, estreou no número um na parada da Billboard 200 e se manteria em destaque por vinte e cinco semanas, tornando-se o sexto álbum de platina do Nirvana.

Por isso tudo você devia ouvir “From The Muddy Banks of The Wishkah”, conferir toda a fúria ao vivo de um dos líderes do movimento grunge neste que é um dos últimos grandes álbuns ao vivo do rock. Obrigatório, como toda a discografia do Nirvana!

Ano: 1996

Top 3:  “Aneurysm”,Heart-Schaped Box” e “Negative Creep”.

Formação: Kurt Cobain (Vocal e guitarra), Krist Novoselic (Baixo), Dave Grohl (Bateria).

Disco Pai: MC5 – “Kick Out The James” (1969).

Disco Irmão: Pearl Jam – “Live On Two Legs” (1998).

Disco Filho: Rage Against The Machine Live at the Grand Olympic Auditorium” (2003)

Curiosidades: O termo Wishkah, do título, se refere ao rio que atravessa a cidade natal de Cobain, Aberdeen, no estado de Washington.

Pra quem gosta de: Dizer que grunge varreu o hair metal para a lata do lixo da história!

Mais Ofertas de Discos do Nirvana:

  1. “Nevermind” [Disco de Vinil] 
  2. “Nirvana” [Coletânea em Vinil]
  3. “In Utero” [Disco de Vinil]
  4. “Bleach” [Disco de Vinil]

Leia Mais:

Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *