MOREATI | SE7E PERGUNTAS

 

Nesta seção queremos apresentar bandas ou artistas que merecem atenção através de sete perguntas fixas. Hoje trazemos a banda Moreati, representada pelo vocalista e guitarrista Vitor Locatelli.

FICHA TÉCNICA

NOME DA BANDA: Moreati

ESTILO: Psicodélico/indie

CIDADE/ESTADO: Vitória/ES

ANO DE FUNDAÇÃO: 2017

DISCOGRAFIA: 

“Algum Lugar” (disco 8 faixas Outubro 2018)

“Tempo pra dizer” (single 12/12/2019)

Moreati - Credito de Marina Melim
Moreati (foto: Marina Melim)

ENTREVISTA

1. Primeiramente, obrigado pela entrevista e pela atenção conosco do site Gaveta de Bagunças. Conte-nos um pouco sobre a biografia da banda Moreati.

A Moreati é uma banda que fez seu primeiro show em Junho de 2017, resultado da junção das ideias, referências e vontades de três amigos: quem vos fala, Vitor Locatelli, nosso baterista, Luiz Alves e baixista Izac Almeida. A sonoridade da banda surgiu naturalmente a partir dos ensaios, e a resposta do público ajudou a nos definir como uma banda new psicodelia, alternativa e mergulhada no indie. Em pouco mais de um ano fazendo shows, ganhamos algum destaque no cenário capixaba, o que nos permitiu participar das edições de 2018 e 2019 do Viradão Cultural de Vitória, além da Mostra Sesc Glória de Música Capixaba e do Festival Caparaó. Nessa curta trajetória já dividimos noites com grandes nomes locais e nacionais como Ana Muller, Baiana System, Duda Beat, Silva, The Baggios, Molho Negro, André Prando, My Magical Glowing Lens, etc. Nos sentimos parte importante de um movimento que começou na cidade e que hoje resulta em uma produção musical e cultural muito mais intensa do que a que se via três anos atrás. Hoje a formação conta com Renan Lobo no baixo, no lugar de Izac Almeida que precisou se ausentar para focar em alguns projetos pessoais por um tempo. Nós costumamos dizer que vivemos em constante aprendizado e amadurecimento, olhando para os erros e acertos com carinho e cuidado para buscar sempre evoluir. A Moreati é um movimento constante, é nossa vontade de falar, de ouvir e de ser ouvido.

2. Quais as principais influências da banda? Existem alguns nomes que indicariam como principal referência para a sonoridade que vocês praticam?

Hoje temos mais claro algo que norteia o nosso som. Nossas influências estão bastante fincadas no movimento da psicodelia, desde a nordestina até a new psicodelia. Também nos identificamos com parte do indie e do alternativo. Como referências importantes podemos citar Os Mutantes, Iggy Pop, Tame Impala, além de referências contemporâneas como Boogarins, Unknown Mortal Orchestra, Ventre e Mac DeMarco.

3. Quanto às letras, existe algum direcionamento especifico? Nesse âmbito, a Moreati possui algum posicionamento político ou ideológico?

As letras buscam questionar, balançar a zona de conforto, gerar emoções em diferentes formas. O questionamento do ser, do sentir e do permanecer. Sempre buscamos contestar moldes, incitar pensamentos e reflexões, ir além do que é concreto. Nós somos a favor do que é fruto de amor, sempre. Somos totalmente contra qualquer tipo de preconceito, qualquer tipo de opressão à arte e à liberdade. Estamos do lado de quem entende cultura como fundamental na vida de todos e a arte como instrumento potente de transformação e liberdade.

4. Poderia nos dizer um pouco de como funciona o processo de composição?

As composições são todas feitas por mim, Vitor. Geralmente as músicas surgem a partir de uma letra ou trecho de letra, que costuma vir de repente junto com uma melodia, nos momentos mais aleatórios que você imaginar. Algumas outras, mais raras, surgem de riffs. A forma mesmo é dada nos ensaios, quando apresento a ideia básica e cada um começa a levar tudo para um outro lugar, mais particular e mais assertivo, encontrando sempre o que realmente justifica nossa formação e nossa existência como banda.

5. Qual das músicas da Moreati você indicaria para alguém interessado em conhecer o som de vocês?

Acho que nosso primeiro clipe, “Algum Lugar”, mostra um lado melancólico que explora bastante nosso universo. Além dele, o novo single, “Tempo Pra Dizer”, traz mais evidente nosso lado indie com uma leve passeada pelo psicodélico.

6. Já existem metas de longo e médio prazo para a Moreati?

Vamos lançar no próximo dia 12/12/2019 o primeiro single após nosso disco de estreia, que marca uma nova fase da banda e abre portas para um EP que produziremos durante o próximo verão. O single conta ainda com um clipe, já idealizado dentro do universo que a gente anseia para esse novo momento.

7. Para finalizar, agradeço a oportunidade da entrevista, e fique à vontade para pontuar algo que queira mencionar fora das perguntas acima.

Que isso, é um prazer poder dividir um pouco da nossa história com vocês do Gaveta de Bagunças. Agradecemos muito pelo espaço e pelo interesse em realizar essa entrevista. Entendemos que o caminho para o sucesso da cultura e da arte é o esforço conjunto dos artistas, dos meios de comunicação e da comunidade, portanto esse tipo de espaço é fundamental nessa caminhada. Esperamos que gostem do som e que ajudem a gente na missão de espalhar ele por aí. Até a próxima!

CONTATO

http://instagram.com/moreatibanda

https://www.youtube.com/moreati

https://www.facebook.com/moreatibanda/

Moreati Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Algum Lugar Tempo Pra Dizer Moreati Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Algum Lugar Tempo Pra Dizer Moreati Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Algum Lugar Tempo Pra Dizer Moreati Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Algum Lugar Tempo Pra Dizer Moreati Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Algum Lugar Tempo Pra Dizer Moreati Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Algum Lugar Tempo Pra Dizer Moreati Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Algum Lugar Tempo Pra Dizer Moreati Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Algum Lugar Tempo Pra Dizer Moreati Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Algum Lugar Tempo Pra Dizer Moreati Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Algum Lugar Tempo Pra Dizer Moreati Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Algum Lugar Tempo Pra Dizer Moreati Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Algum Lugar Tempo Pra Dizer Moreati Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Algum Lugar Tempo Pra Dizer Moreati Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Algum Lugar Tempo Pra Dizer Moreati Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Algum Lugar Tempo Pra Dizer Moreati Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Algum Lugar Tempo Pra Dizer Moreati Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Algum Lugar Tempo Pra Dizer Moreati Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Algum Lugar Tempo Pra Dizer Moreati Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Algum Lugar Tempo Pra Dizer Moreati Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Algum Lugar Tempo Pra Dizer 

Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *