Fifth Angel – Resenha de “The Third Secret” (2018)

 

Fifth Angel - The Third Secret
Fifth Angel: “The Third Secret” (2018 | Nuclear Blast, Shinigami Records) NOTA:9,0

Quando se pensa nas contribuições que Seattle deu para o rock, logo vêm à mente as bandas de grunge. Alguns se lembram de Jimi Hendrix, que ali nascera em novembro de 1942. Outros, mais inclinados ao heavy metal lembrarão do Queensryche e do Metal Church.

Porém, bem poucos falarão do Fifth Angel!

Para entender a expectativa gerada por este “The Third Secret” vamos voltar aos anos 1980.

O Fifth Angel foi uma banda norte-americana, fundada em 1984, que deixou apenas dois discos, “Fifth Angel” (1986) e “Time Will Tell” (1989), e uma impressão de que poderia ser muito maior do que fora, dada a qualidade destes discos.

Na segunda metade dos anos 1980, o refinamento e a maturidade das composições do Fifth Angel impressionava.

No primeiro trabalho, guiados pelas guitarras virtuosas de James Byrd e a produção de alto nível que amplificava as boas melodias sustentadas pelas estruturas sólidas, eles geravam um power metal sem par nos Estados Unidos naquele período.

Após a conturbada saída de Byrd, a banda ofereceu um segundo disco mais voltado ao hard rock, por vezes tangenciando o progressivo. Porém o Fifth Angel acabou logo após lançarem “Time Will Tell” (1989).

Isso posto, corta pra 2010!

Após duas décadas do lançamento do álbum de estréia do Fifth Angel, eles foram convidados para o tradicional Keep It True Festival , na Alemanha. O único membro que não participou da reunião foi o vocalista Ted Pilot.

Agora corta pra 2017!

Após novamente encabeçar o festival alemão o Fifth Angel se motivou a produzir novo material e logo a Nuclear Blast se mostrou interessada em lançá-las.

Dois anos depois, exatos trinta e dois anos do lançamento de “Fifth Angel”, podemos enfim ouvir “The Third Secret”, o tardio terceiro álbum do Fifth Angel.

Com o prezado leitor devidamente contextualizado, vamos agora comentar o que ouvimos nestas novas dez composições.

Obviamente  não esperamos a vibe da banda dos anos 1980, afinal são três décadas que separam os discos e, logicamente, nesse período, os membros da banda amadureceram.

A própria capa já nos mostra isso, prometendo uma temática mais fantástica e de referências bíblico/apocalípticas. Algo cumprido em algumas letras, mais explicitamente e com alta consistência na inspiradíssima “Fatima” (cujo tema dialoga diretamente com o título do álbum), quiçá a melhor música do disco!

Porém existem traços indeléveis do clássico Fifth Angel o suficiente para emocionar os fãs, com harmonias dinâmicas, estrutura robusta e cadenciada, vocais característicos, num heavy metal bem dosado com hard rock, usando uma produção moderna como catalisador da fórmula.

As guitarras estão virtuosas na medida para serem cativantes, com riffs instigantes e solos vibrantes, os refrãos envolventes, sendo que algumas linhas vocais de Kendall Bechtel (também guitarrista e principal compositor da banda) chegam a lembrar os de Ronnie James Dio nos anos oitenta, num desfile de bom gosto para equilibrar melodia e peso tendo na adrenalina seu fulcro.

Aqui, eles mesclam os aspectos de seus dois discos com mais maturidade no artesanato das músicas, que mantém a alta qualidade por todo o disco, desde “Stars Are Falling” (um puro hard n’ heavy que empolga pelas guitarras e as linhas vocais) até “Hearts of Stone” (pesada, rápida e virtuosa).

Em alguns momentos “The Third Secret” até pende mais para heavy metal do primeiro trabalho, e aí podemos ver a competência da seção rítmica, numa aula de entrosamento e precisão (como em “This is War”, “Dust to Dust” e “Shame on You”).

Todas as faixas possuem um alto nível técnico e, mesmo que construídas com os mesmos elementos, são diferentes entre si, num conjunto coeso e viciante, que tem como destaques “We Will Rise” (com algo de Scorpions misturado ao Dio de “Holy Diver”), “Queen of Thieves” (dramática, cadenciada e vibrante) , “Can You Hear Me” (uma power ballad que não decepciona), a faixa-título (com emoção nos arranjos e linhas vocais).

A espera foi longa, mas valeu a pena! Com “The Third Secret” o Fifth Angel voltou em grande estilo ao estúdio.

TRACK LIST

1. Stars Are Falling
2. We Will Rise
3. Queen Of Thieves
4. Dust To Dust
5. Can You Hear Me
6. This Is War
7. Fatima
8. Third Secret
9. Shame On You
10. Hearts Of Stone

FORMAÇÃO

Kendall Bechtel (Guitarra e Vocal)
John Macko (Baixo)
Ken Mary (Bateria & Backing Vocals)
Ed Archer (Guitarra)

Fifth Angel The Third Secret Time Will Tell Gaveta de Bagunças Cultura Pop e Underground Fifth Angel The Third Secret Time Will Tell Gaveta de Bagunças Cultura Pop e Underground Fifth Angel The Third Secret Time Will Tell Gaveta de Bagunças Cultura Pop e Underground Fifth Angel The Third Secret Time Will Tell Gaveta de Bagunças Cultura Pop e Underground Fifth Angel The Third Secret Time Will Tell Gaveta de Bagunças Cultura Pop e Underground Fifth Angel The Third Secret Time Will Tell Gaveta de Bagunças Cultura Pop e Underground Fifth Angel The Third Secret Time Will Tell Gaveta de Bagunças Cultura Pop e Underground Fifth Angel The Third Secret Time Will Tell Gaveta de Bagunças Cultura Pop e Underground Fifth Angel The Third Secret Time Will Tell Gaveta de Bagunças Cultura Pop e Underground Fifth Angel The Third Secret Time Will Tell Gaveta de Bagunças Cultura Pop e Underground Fifth Angel The Third Secret Time Will Tell Gaveta de Bagunças Cultura Pop e Underground 

Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *