FACA PRETA | SE7E PERGUNTAS

 

Nesta seção queremos apresentar bandas ou artistas que merecem atenção, através de sete perguntas fixas. Hoje trazemos a banda FACA PRETA, representada pelo vocalista Fabiano e o guitarrista Anderson.

FICHA TÉCNICA

NOME DA BANDA: Faca Preta

ESTILO: Punk Rock

CIDADE/ESTADO: São Paulo/SP

ANO DE FUNDAÇÃO: 2013

DISCOGRAFIA: EP Faca Preta (2015) // Single “Vida Dura” (2016) // Single “Dias Melhores” (2020)

Faca Preta
Faca Preta

ENTREVISTA

1. Primeiramente, obrigado pela entrevista e pela atenção conosco do site Gaveta de Bagunças. Conte-nos um pouco sobre a biografia da banda.

Fabiano (voz): A banda surgiu após o Anderson, o Shamil e eu irmos ao show de retorno do Blind Pigs em 2013. Nós havíamos tocado juntos em uma outra banda chamada Inkognitta e estávamos afim de voltar com um projeto de punk rock. Após esse encontro, resolvemos nos juntar para fazer um ensaio, chamamos o Thiago Brandão para tocar bateria e logo depois entrou o Dudu Elado para somar na guitarra, essa foi a primeira formação da banda e com ela gravamos o nosso EP de estreia, que foi lançado em vinil 7” pela HBB Records.

2. Quais as principais influências da banda? Existem alguns nomes que indicariam como principais referências para a sonoridade que vocês praticam?

Fabiano (voz): Cada integrante da banda tem suas preferências e misturamos tudo quando tocamos juntos, porém podemos dizer que o ponto de convergência,  as nossas maiores influencias, são as bandas de punk rock, como Cólera, Garotos Podres, Inocentes, Blind Pigs, Invasores de Cérebro e também bandas internacionais como The Clash, Cock Sparrer, Ramones, Rancid, dentre muitas outras.

3. Quanto às letras, existe algum direcionamento especifico? Nesse âmbito, vocês possuem algum posicionamento político ou ideológico?

Anderson (guitarra): O nosso primeiro disco “full”, que já está gravado, mas ainda sem previsão de lançamento, tem uma variedade maior de temas. Falamos de assuntos que já tratamos: política, violência policial, desigualdade e problemas sociais, mas também sobre temas mais pessoais. O nosso posicionamento sempre foi alinhado a um pensamento coletivo, ligado à esquerda, o que fica claro na letra e videoclipe da recém lançada “Dias Melhores”.  Foi o que aprendemos com o punk.

4. Poderia nos dizer um pouco de como funciona o processo de composição?

Anderson (guitarra): Não existe uma fórmula certa, mas na maioria das vezes algum dos integrantes traz uma ideia de base pronta e vamos todos trabalhando juntos pra ir aprimorando, colocando e tirando elementos, esculpindo. Acontece também da música já chegar um pouco pronta, com letra e tudo e a gente apenas finalizar juntos.

5. Qual das suas músicas ou discos você indicaria para alguém interessado em conhecer o som de vocês?

Fabiano (voz):  Podem começar pelos 3 clipes lançados, todos disponíveis no YouTube, “São Paulo”, “Vida Dura” e “Dias Melhores”, recomendo também que ouçam a música “Lutando de Braços Cruzados”, que é um som que a galera gosta bastante quando tocamos nos shows.

6. Já existem metas de longo e médio prazo para o Faca Preta?

Fabiano (voz):  Estamos trabalhando na divulgação do videoclipe de “Dias Melhores” lançado recentemente e do novo disco que logo será lançado, ainda não temos datas, mas vocês não perdem por esperar. Quanto aos shows, infelizmente, ainda não temos ideia de quando conseguiremos voltar aos palcos por conta dessa pandemia que deixou o mundo todo parado, mas assim que isso se resolver nossa ideia é ensaiar bastante e tocar no máximo de lugares possível.

7. Para finalizar, agradeço a oportunidade da entrevista, e fique à vontade para pontuar algo que queira mencionar fora das perguntas acima.

Fabiano (voz):  Agradeço ao site Gaveta de Bagunças pelo espaço e obrigado a todos que nos acompanham nessa caminhada, ouçam bastante Faca Preta, apoiem as bandas de sua cidade. Fiquem em casa e se precisarem sair, usem máscara.

CONTATO

FACEBOOK

INSTAGRAM

BANDCAMP

YOUTUBE

HBB STORE

Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *