“Horns for a Halo” é o álbum de estréia do supergrupo de heavy metal Elegant Weapons, liderado pelo guitarrista Richie Faulkner, e completado por membros de Pantera, Rainbow e Judas Priest.
“Horns for a Halo”, do Elegant Weapons, conta com as participações do vocalista Ronnie Romero (do Rainbow), do baixista Rex Brown (do Pantera) e o baterista Scott Travis (do Judas Priest), sendo lançado no Brasil pela parceria entre os selos Shinigami Records e Nuclear Blast.
A ideia por trás do Elegant Weapons é juntar um grupo de músicos gabaritados em torno do guitarrista Richie Faulkner para que ele possa desenvolver uma sonoridade moderna dentro do heavy metal, mas inspirado em suas influências musicais e toda a experiência musical que ele acumulou em sua carreira.
De uma forma bem direta ele desenvolveu com o Elegant Weapons dez composições que trabalham o essencial do heavy metal: riffs bem elaborados, tempestuosos e técnicos, que dão aquela sensação de força e poder inerente ao gênero, com refrãos melodicamente criados para marcar. Neste sentido, a parceria entre Richie Faulkner e o vocalista Ronnie Romero é o grande diferencial de “Horns for a Halo”.
Até por isso, não é exagero dizer que “Horns for a Halo”, primeiro disco do Elegant Weapons, soa como uma tentativa de forjar, pelo fogo da modernidade, uma fusão de Judas Priest com Rainbow e Black Sabbath. Ou seja, peso, dramaticidade, melodia, técnica e certa obscuridade nos climas e timbres.
Sem dúvidas, “Horns for a Halo” está cheio de clichês do hard rock e do heavy metal, que ainda soam empolgantes e energéticos. Até por isso, a fórmula musical do Elegant Weapons não é nada inovadora ou original, mas as habilidades dos músicos em criar dentro das fronteiras clássicas do heavy rock compensa a falta de originalidade, sendo um disco diversificado, dinâmico e envolvente dentro daquilo que se propõe.
Ao lado da dupla Faulkner/Romero estão ninguém menos do que o baixista do Pantera, Rex Brown, e o baterista Scott Travis (que já mostra suas armas na faixa de abertura, “Dead Man Walking”), do Judas Priest, constuindo uma cozinha sólida e agressiva, ao menos em estúdio, pois para a turnê temos o baixista Dave Rimmer (do Uriah Heep) e o baterista Christopher Williams (do Accept). Para completar o time, o excelente trabalho em estúdio foi captaneado pelo lendário Andy Sneap.
De cara, faixas como “Do or Die” e “Blind Leading The Blind” serão destaques para os amantes da velha guarda do heavy metal. Mas os pontos altos do repertório não param por aí. “Downfall Rising” e “Horns for a Halo” baterão forte para quem gosta do peso arrastado das influências doom metal à lá Black Sabbath temperadas pela estética alternativa do grunge do Alice In Chains. Além destas faixas, posso destacar um cover acachapante para o clássico “Lights Out”, do UFO.
Porém, ao meus ouvidos, as duas melhores composições são “The Ghost Of You” e “White Horse”. Enquanto a primeira traz a lascívia do blues para o heavy metal, a segunda chama a atenção pela pegada progressiva num épico sombrio de quase sete minutos que chamou muito a minha atenção.
No geral, “Horns for a Halo” é um excelente álbum de heavy metal moderno, além de uma estréia em estúdio do Elegant Weapons que deixa uma ótima primeira impressão e muita curiosidade pelo que poderemos ouvir em vindouros trabalhos. Ao menos no estúdio soam muito bem, com timbragens orgânicas, mas nada datadas; as músicas empolgam, e a produção de Andy Sneap realmente amplifica as qualidades da banda ao máximo.
Se o heavy metal é o tipo de música que você gosta, então você devia dar uma chance a “Horns for a Halo”, do Elegant Weapons.
5 Discos Clássicos do Heavy Metal para quem gostou do Elegant Weapons
- Black Sabbath – “Heaven & Hell”
- Judas Priest – “Painkiller”
- Judas Priest – “British Steel”
- Rainbow – “Rising”
- Accept – “Metal Heart”
Leia Mais:
- Black Sabbath: 5 Discos Pra Conhecer a Banda que Criou o Heavy Metal
- Judas Priest: 5 melhores discos da lendária banda de heavy metal
- Rainbow: 5 discos da banda de heavy rock de Ritchie Blackmore
- Bruce Dickinson: “The Chemical Wedding” (1998) – Fundindo Alquimia e Heavy Metal
Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:
- Kindle Unlimited: 10 razões para usar os 30 dias grátis e assinar
- Os 6 melhores fones de ouvido sem fio com bateria de longa duração hoje em dia
- Edição de Vídeo como Renda Extra: Os 5 Notebooks Mais Recomendados
- As 3 Formas de Organizar sua Rotina que Impulsionarão sua Criatividade
- Camisetas Insider: A Camiseta Básica Perfeita para o Homem Moderno