O Battle Beast mantém a o ciclo de dois anos entre seus lançamentos e nos ofereceu em 2019 o mais recente álbum, “No More Hollywood Endings”, quinto capítulo de sua discografia.
Desde que saiu vitoriosa do Wacken Metal Battle, em 2010, onde conseguiu o contrato com a Nuclear Blast para lançar seu primeiro disco, a banda buscou amadurecer, refinar e potencializar sua fórmula musical construída por classicismos do heavy metal, abusando dos clichês e soando até mesmo previsível, sobre uma produção bem delineada.
Fatalmente, o ponto de virada do Battle Beast veio com a entrada da vocalista Noora Louhimo que deu mais versatilidade e aumentou a capacidade de cativar de sua música, chegando ao ápice da fórmula em “Bringer of Pain”, álbum de 2017, onde o ritmo do power metal, os riffs empolgantes e os solos que bebiam na fonte do rock n’ roll dividiam espaço com teclados proeminentes, melodias acessíveis e refrãos certeiros.
Esse posicionamento no ponto médio entre o power metal e o hard rock, açucarado por harmonias que remetiam à música pop é mantido em “No More Hollywood Endings”, que soa como uma clara continuidade do que vinha dando certo.
Sim, você estará exposto novamente a teclados e mais teclados, ganchos melódicos saborosos, clichês em profusão, mas com uma maior maturidade e versatilidade para explorar múltiplos subgêneros do rock/metal.
Fato comprovado em “Unbroken”, faixa de abertura, que traz refrão dramático, referências oitentistas e grandiloquência nos detalhes. Porém, essa primeira música me deixou coma impressão de que a besta estaria um pouco mais domesticada neste novo trabalho.
Talvez mais sofisticada, seria o termo correto.
A faixa-título que chega na sequência é um sintoma dessa observação. A adrenalina de outrora existe, mas agora elas vêm em sua maioria das linhas vocais e menos dos arranjos, por sua vez mais sóbrios e elegantes.
Um exemplo de como essa fórmula funciona muito bem é “Endless Summer”, uma das melhores do trabalho, com espírito radiofônico oitentista mesclado a algo de Nightwish da época do “Dark Passion Play” (2007)
Claramente deixaram a verve AOR mais aflorada em seu power metal, em detrimento ao apelo eletrizante do hard rock de outrora (por aqui, apenas “Raise Your Fists” e a veloz “The Golden Horde” vão te trazer de volta algo do passado mais power metal).
Com isso, o peso do heavy metal perde força. Mas é compensado com energia, emoção e inteligência.
Ouça a ótima “Piece of Me” e entenda como fizeram isso. Se bem que essa observação fica ainda mais clara em “Eden”, a mais “comercial” da primeira metade do repertório. Simples e elegante. Um sintoma de maturidade. Mais um ponto positivo pra banda.
“No More Hollywood Endings” foi gravado por Viktor Gullichsen, o tecladista Janne Björkroth e o guitarrista Joona Björkroth nos JKB Studios, sendo produzido e mixado pelo próprio Janne.
Nesse âmbito do trabalho em estúdio é importante mencionar como conseguiram justapor as texturas sintetizadas dos anos 1980, seja nos teclado, nas guitarras, e em algumas linhas de bateria, com linhas sinfônicas e aspectos mais modernos de produção, deixando tudo oxigenado e vibrante.
Seguindo pelo repertório, “Unfairy Tales” e “World on Fire”, além das duas faixas bônus que estão na versão nacional lançada pelo selo selo Shinigami Records, mostrarão como eles são capazes de evoluir sem perder sua essência.
Obviamente, “No More Hollywood Endings” é uma espécie de aproximação do Battle Beast de uma “americanização vintage” (se é que isso existe) de sua musicalidade.
Ou seja, ele funciona como uma espécie de ponto de transição para a banda, como se buscasse seu equilíbrio enquanto oscila de um polo a outro.
E faixas como “The Hero” e “I Wish” estão aqui como efeitos colaterais pra nos mostrar que nem tudo funciona nesse movimento pendular entre o peso do power metal e os ganchos melódicos do AOR.
Creio também que este álbum poderá fazer do Battle Beast ainda maior do que é hoje, pela seu potencial musical de agradar um público mais plural.
FAIXAS:
1. Unbroken
2. No More Hollywood Endings
3. Eden
4. Unfairy Tales
5. Endless Summer
6. The Hero
7. Piece of Me
8. I Wishs
9. Raise Your Fists
10. The Golden Horde
11. World on Fire
12. Bent and Broken
13. My Last Dream
FORMAÇÃO:
Janne Björkroth (teclados)
Noora Louhimo (vocais)
Joona Björkroth (guitarras)
Eero Sipilä (baixo)
Pyry Vikki (bateria)
Juuso Soinio (guitarra)
Battle Beast No More Hollywood Endings Shinigami Records Power Metal Hard Rock AOR Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Battle Beast No More Hollywood Endings Shinigami Records Power Metal Hard Rock AOR Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Battle Beast No More Hollywood Endings Shinigami Records Power Metal Hard Rock AOR Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Battle Beast No More Hollywood Endings Shinigami Records Power Metal Hard Rock AOR Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Battle Beast No More Hollywood Endings Shinigami Records Power Metal Hard Rock AOR Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Battle Beast No More Hollywood Endings Shinigami Records Power Metal Hard Rock AOR Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Battle Beast No More Hollywood Endings Shinigami Records Power Metal Hard Rock AOR Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Battle Beast No More Hollywood Endings Shinigami Records Power Metal Hard Rock AOR Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Battle Beast No More Hollywood Endings Shinigami Records Power Metal Hard Rock AOR Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Battle Beast No More Hollywood Endings Shinigami Records Power Metal Hard Rock AOR Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Battle Beast No More Hollywood Endings Shinigami Records Power Metal Hard Rock AOR Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Battle Beast No More Hollywood Endings Shinigami Records Power Metal Hard Rock AOR Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Battle Beast No More Hollywood Endings Shinigami Records Power Metal Hard Rock AOR Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Battle Beast No More Hollywood Endings Shinigami Records Power Metal Hard Rock AOR Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Battle Beast No More Hollywood Endings Shinigami Records Power Metal Hard Rock AOR Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças
Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:
- Kindle Unlimited: 10 razões para usar os 30 dias grátis e assinar
- Os 6 melhores fones de ouvido sem fio com bateria de longa duração hoje em dia
- Edição de Vídeo como Renda Extra: Os 5 Notebooks Mais Recomendados
- As 3 Formas de Organizar sua Rotina que Impulsionarão sua Criatividade
- Camisetas Insider: A Camiseta Básica Perfeita para o Homem Moderno