Personagens da Cultura Pop: LUKE CAGE

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

409621Luke Cage é um dos mais emblemáticos personagens negros dos quadrinhos, tendo nascido numa época em que a Marvel experimentava uma queda de vendas junto às outras editoras da época.

Combinadas a uma escala crescente de republicações das obras sessentistas de Stan Lee e Jack Kirby, algumas idéias de novos super heróis começaram a surgir, dentre eles estava Luke Cage,  também conhecido como O Poderoso, ou Herói de Aluguel, um ex-presidiário do Harlem, cheio de gírias e malandragem, que cobrava por suas boas ações e claramente era inspirado na moda cinematográfica do Blaxploitation (filmes policiais negros dos anos 1970), principalmente no personagem Shaft.

Agora, em 2016, via Netflix, o herói ganhara uma repaginada mais urbana e contextualizada ao século XXI, que estreará em 30 de setembro, trazendo Mike Colter (The Following, American Horror Story e Jessica Jones) no papel principal e prometendo um clima de faroeste Hip-Hop ambientado na vasta cultura negra do Harlem. Confira o trailer abaixo e na sequência preparamos alguns detalhes para que você saiba tudo o que precisa sobre o Herói de Aluguel!

COMO NASCEU LUKE CAGE?

Luke Cage na verdade é Carl Lucas, um cidadão que nasceu e cresceu no Harlem tendo, durante sua adolescência, sido membro de gangues no bairro, uma delas ao lado de seu melhor amigo, Willis Stryker, sendo seu maior sonho se tornar um figurão do crime novaiorquino. Ao perceber que os problemas do mundo do crime respingavam nas pessoas que amava decidiu se regenerar, mas seu amigo Willis não o seguiu. Em meio a essa divergência de caminhos, Lucas se envolve com Reva Connors, recentemente separada de Willis por medo das consequências que o a vida criminosa trazia. Todavia, Willis acredita que o término do relacionamento se dá pelo envolvimento de Lucas, após ver os dois juntos. Como forma de se vingar, ele “planta” drogas no apartamento de Lucas e chama a polícia, o que resulta numa injusta prisão.

hq-luke-cage-hero-for-hire-essential-marvel-comics-18652-mlb20159002721_092014-f

Originalmente, seu uniforme consistia numa camisa de seda amarela, com o peito aberto, calças justas, botas, cinto de corrente , além de braceletes e tiara de aço.

Apesar do contexto moderno em que nasceu o personagem, seus poderes vieram pelas formas tradicionais e convencionais. Emocionalmente abalado e completamente desiludido, Carl Lucas decide aceitar a proposta para ser cobaia em um experimento com mais um dos soros que a Marvel adora utilizar em seus roteiros, sendo que neste, o desfecho não é diferente: durante o procedimento, um dos carcereiros e desafeto de Lucas sabota o experimento com o intuito de causar danos à sua saúde, o que, na verdade, causa uma amplificação dos objetivos da experiência, dando a Lucas super força e pele tão invulnerável quanto titânio, além de um pequeno, mas eficiente fator de cura. Seus pontos fracos residem no interior desta couraça, pois seus órgãos continuam os mesmos, sendo que qualquer veneno é tão letal para ele quanto para qualquer ser humano. Em posse destes novos poderes, ele escapa da prisão e persegue Willis Stryker em busca de vingança, agora com o nome de Luke Cage.

cage-origin-02

HERÓI DE ALUGUEL OU O PODEROSO

Originalmente, seu uniforme consistia numa camisa de seda amarela, com o peito aberto, calças justas, botas, cinto de corrente , além de braceletes e tiara de aço. O codinome Herói de Aluguel veio por causa da condição de um super defensor que trabalhava para quem pagasse mais, subvertendo o conceito de heroísmo. Seus poderes impressionantes também lhe conferiram a alcunha de O Poderoso. Nestas condições, ele trabalhou para os mais diversos criminosos, desde mafiosos até mesmo para o Doutor Destino, que o contratou para que destruísse o Quarteto Fantástico. Mas não somente criminosos se beneficiaram de seus talentos, o dono do Clarim Diário, jornal onde trabalha Peter Parker, contratou-o para que capturasse o Homem Aranha. Todavia, seu modus operandi sempre o levava ao caminho certo e da justiça no fim das contas.  Futuramente, o personagem se veria à frente da equipe dos Heróis de Aluguel, que se iniciou na parceria entre Luke Cage e Punho de Ferro, em 1978, com a mudança no título original na sequência de publicações de Luke Cage, evoluindo até incluir nomes de peso dentro do universo heroico como Homem-Formiga, Motoqueiro Fantasma, Hulk, Homem-Aranha e Deadpool.

fantasticfour-169-034

Luke Cage foi contratado até mesmo pelo Doutor Destino para que destruísse o Quarteto Fantástico. Plano que deu tão errado que ele chegou a integrar o grupo heroico num breve período. 

A série de publicações de Luke Cage foi cancelada no fim dos anos 1980, sendo que sua figura passou a integrar, de modo coadjuvante, aventuras de outros heróis, sendo que ele pode ser considerado um verdadeiro andarilho dentro do universo da Marvel. Após atacar o Quarteto Fantástico ele viria a integrar a equipe por um pequeno período, participou de sagas ao lado do Demolidor e foi recrutado para os Novos Vingadores, em 2005, junto com o Home Aranha e o Wolverine, grupo o qual liderou após os eventos da Guerra Civil, assim como o Thunderbolts, Defensores, Vingadores, Defensores Secretos e Marvel Knights.

3330655-7810462994-cagec

Mas não somente criminosos se beneficiaram de seus talentos, o dono do Clarim Diário, jornal onde trabalha Peter Parker, contratou-o para que capturasse o Homem Aranha.

Em meio a uma linha temporal nada fácil de seguir, ele foi exposto novamente ao mesmo experimento que aflorou seus poderes, dando-o ainda mais força, durante a saga Cage, em 1993, e nos anos 2000, o personagem ganhou uma repaginada, com uma imagem mais urbana e moderna, uma esposa e uma filha, além de um traje utilitário em alguns crossovers.

“SWEET CHRISTMAS”

O herói possui uma frase que é sua marca registrada, “Sweet Christmas!”, uma variação de “Sweet Jesus!”, mas como sua avó era uma religiosa ardorosa, não permitia que o jovem Lucas usasse o nome de Deus em vão, por considerar tal ato como heresia. Como o hábito faz o monge, sua exclamação foi trocada, mas os palavrões não eram censurados. No Brasil, a expressão foi traduzida como “Cacetada!”, mas pelo trailer divulgado para a série do Netflix, a expressão será traduzida como “Santa Mãe de Deus!”.

3256858-lukecage

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *