Lynyrd Skynyrd – Resenha de “Live in Atlantic City” (2018)

 

Lynyrd Skynyrd - Live in Atlantic City
Lynyrd Skynyrd – “Live in Atlantic City” (2018, Shinigami Records)

O Lynyrd Skynyrd é a maior instituição do southern rock!

Uma frase batida, mas que não há como começar qualquer texto sobre a banda sem mencioná-la.

O Lynyrd Skynyrd sempre imprimiu muita paixão em suas músicas, emolduradas por harmonias de guitarra inspiradas, que usam e abusam de ensinamentos do blues e do country em seu rock com cheiro de mato e calor de estrada.

Não só isso, o desastre no auge da carreira nos anos 1970, o retorno com um simbolismo de família e, principalmente, os ótimos discos que se seguiram ao retorno nos anos 1990, criaram uma mágica com público e banda poucas vezes vista no rock. Uma simbiose que emociona, como a que vemos neste “Live in Atlantic City”.

Só para situar o leitor, a TV norte-americana apresenta uma série intitulada “Decades Rock Live”, que homenageia artistas relevantes para a música popular americana em performances ao lado de nomes atuais e influenciados por eles.

Os nomes em destaque nos programas da série iam do rock ao soul,  e o Lynyrd  Skynyrd foi um dos escolhidos, tendo tributo prestado por Hank WIlliams Jr., Bo Bice, e o 3 Doors Down, no dia 23 de junho de 2006. Naquela época, ainda tínhamos Billy Powell (piano/teclado) e Ean Evans (baixo) na formação, ambos falecidos em 2009.

E é exatamente este episódio da série que está registrado nesse “Live in Atlantic City”, recentemente lançado em CD + DVD (onde melhor a trabalho funciona), pela Shinigami Records no Brasil.

Claro que tudo que cerca o nome do Lynyrd Skynyrd já traz uma qualidade inquestionável, mas se formos elencar os materiais ao vivo da banda nas últimas duas décadas, certamente esse “Live in Atlantic City” não estaria dentre os primeiros indicados, simplesmente pelo fato dos convidados não saírem tão bem. 

Salvo Hank Williams Jr.! De linhagem sagrada dentro da música country, filho do histórico artista country Hank Willians, ele sabe como harmonizar doses de blues e southern rock à seu country, que é fruto de seu talento como multi-instrumentista.

Desta forma, “Down South Jukin'” ganha um sabor mais malicioso ainda  em parceria com a banda. Fica claro que são amigos se divertindo no palco que pega fogo com “Born to Boogie”, canção de Hank Williams Jr. que vem na sequência.

Já as participações de Bo Bice e o 3 Doors Down não empolgam tanto. O primeiro foi o segundo colocado na quarta temporada do programa “American Idol”, e até que convence em “Gimme Back My Bullets”, com sua performance hiperativa no palco ao lado da banda.

Mas “The Real Thing”, faixa-título de seu primeiro trabalho, composta por Jon Bon Jovi e Richie Sambora, fica muito menor perto dos clássicos do Lynyrd Skynyrd, e comparado com o que ele apresenta em  “Gimme Back My Bullets”, sua performance vocal é ainda mais fraca.

O 3 Doors Down é uma banda com relativo sucesso no Brasil pelas faixas “Here Without You” “Be Like That”, que foram parte de trilhas sonoras de programas de televisão por aqui, mas nos EUA o seu grade hit é “Krytonite”, que soou deslocada neste tracklist, mesmo com o punch instrumental dado pelo Lynyrd Skynyrd, o único chamariz desta performance.

E nem vamos comentar o cover que fizeram com “That Smell” “Saturday Night Special”, sem o Lynyrd Skynyrd no palco, que definitivamente não harmonizou com as timbragens alternativas da banda.

Não duvido que estas minhas impressões quanto a estes dois convidados estejam influenciadas pela abertura com o pé na porta do Lynyrd Skynyrd, com “Workin’ For MCA”, “Red White and Blue” “Gimme Three Steps”, que são clássicos da banda.

Mesmo com frases e “improvisos” já manjados pelo público, o Lynyrd Skynyrd tem um poder de emocionar  quase que inigualável no rock atual. E nesse sentido, “Sweet Home Alabama” “Free Bird”, com todos os convidados no palco, são o desfecho perfeito para o material.

Sempre sentiremos falta de faixas como “Simple Man”, Tuesday’s Gone”, “Traveling Man” e “What’s Your Name”, mas não há como negar que o repertório foi bem escolhido, cumprindo a proposta do tributo. Além disso, a produção é certeira, desde os cortes de câmera ao áudio cristalino .

Se você me perguntar, dentre os tributos do Lynyrd Skynyrd, eu ainda prefiro o “One More For The Fans! Celebrating the Songs & Music of Lynyrd Skynyrd”, de 2015, o que não significa que esse “Live in Atlantic City” não seja uma ótima pedida para acompanhar algumas cervejas e um churrasco.

TRACKLIST

CD
1. Workin’ For MCA
2. Red White And Blue (Love It Or Leave)
3. Gimme Three Steps
4. The Real Thing (feat. Bo Bice)
5. Gimme Back My Bullets (feat. Bo Bice)
6. Down South Jukin’ (feat. Hank Williams Jr.)
7. Born To Boogie (feat. Hank Williams Jr.)
8. That Smell (feat. 3 Doors Down)
9. Kryptonite (feat. 3 Doors Down)
10. Saturday Night Special (feat. 3 Doors Down)
11. Call Me The Breeze (with all special guests)
12. Sweet Home Alabama (with all special guests)
13. Free Bird

DVD
IDEM CD
+ Bonus: Lynyrd Skynyrd Confidential

 

Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *