STAR WARS: Continuidade e Expansão

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Por Paulo Lopes

A inacreditável cifra que selou a venda da Lucasfilm – empresa criada pelo megaprodutor e diretor George Lucas – para a Disney, salta aos olhos de qualquer de um nós, reles mortais; Seria algo em torno de 4 bilhões de dólares, ou 12 bilhões de reais, mas para milhões de fãs ao redor do mundo, o que realmente importou foi a possibilidade de novas produções envolvendo  ícones de nossa época como Indiana Jones e, principalmente, o universo Star Wars. Se, por enquanto, um novo filme do arqueólogo e herói Indiana Jones ainda está no campo das especulações –a promessa é de que em 2019, teremos um novo filme, estrelado por Harrison Ford e dirigido por Steven Spielberg, que já garantiram suas participações no projeto- a continuidade e expansão do universo Star Wars já é uma realidade.

Aliás, junto com a compra,  a Disney já anunciou a produção do episódio sete de Star Wars, que chegou as telas em dezembro de 2015, trazendo de volta e com fidelidade  personagens tão queridos dos fãs, inclusive mantendo os atores originais. “STAR WARS-O DESPERTAR DA FORÇA”, atingiu o faturamento histórico de 2 bilhões de dólares nas bilheterias; Cifra antes alcançada apenas por dois filmes, “AVATAR” e “TITANIC”.

Se a Disney, tinha alguma dúvida sobre o poder dessa franquia, elas se dissiparam todas e assim já anunciou para os próximos anos várias produções envolvendo o universo Star Wars.

De imediato três filmes já tem data e produções garantidas. Em Dezembro deste ano chega aos cinemas “ROGUE ONE-UMA HISTÓRIA STAR WARS”; temos aqui o primeiro filme que explora personagens e épocas deste universo, mas que não é parte da sequencia das três trilogias imaginadas por George Lucas. Sim, porque pra quem não sabe e devem ser poucos, Lucas imaginou toda a história em nove episódios, divididos em três trilogias. Os episódios  1, 2 e 3 (“A AMEAÇA FANTASMA”, “ATAQUE DOS CLONES” e “A VINGANÇA DOS SITH”) compuseram a primeira. Os episódios 4, 5 e 6(“UMA NOVA ESPERANÇA”, “O IMPÉRIO CONTRA ATACA” e “O RETORNO DE JEDI”) estão na segunda trilogia e foram filmados pelo próprio Lucas.  “O DESPERTAR DA FORÇA” é o episodio 7 e mais dois virão, agora já filmados pela Disney.

A história de “ROGUE ONE” se situa numa época entre os episódios 3 e 4 e conta a saga do Esquadrão Rogue,  um pelotão de pilotos de elite da Aliança Rebelde. Rogue 1, foi o primeiro líder deste esquadrão e um destes habilidosos pilotos. Especula-se que esse líder pode ser uma mulher, Jyn Erso, o personagem de Felicity Jones.

Em “ROGUE ONE” conta-se exatamente como um grupo de rebeldes se apossa dos planos de construção da primeira Estrela da Morte, que é exatamente o mote inicial do Episódio 4, chamado “UMA NOVA ESPERANÇA”, que começa com a Princesa Leia Organa em fuga , por estar de posse destes planos, que estão gravados nas entranhas do robozinho R2D2 e que vão parar em Tatooine, planeta onde estão Luke Skywalker e Obi-Wan Kenobi.

Pelo que se deduz, o sucesso da missão empreendida por esse grupo levou a criação do Rogue Flight, posteriormente conhecido como Esquadrão Rogue.  A primeira aparição deste esquadrão foi em “O IMPÉRIO CONTRA ATACA”, lutando na batalha do planeta gelado Hoth. Mas ele foi criado, segundo o livro Star Wars: O Guia Essencial para a Guerra, de Jason Fry, depois da batalha de Yavin, em que aconteceu a destruição da primeira Estrela da Morte, onde muitos pilotos pereceram e os sobreviventes formaram o Esquadrão Rogue. Luke Skywalker, que foi decisivo nessa batalha, se tornou um dos pilotos e lideres deste esquadrão.

rogue_one_sizzle_reel

“ROGUE ONE-UMA HISTÓRIA STAR WARS” narrará como um grupo de rebeldes se apossa dos planos de construção da primeira Estrela da Morte

“ROGUE ONE-UMA HISTÓRIA STAR WARS” já esta pronto e vários trailers pululam pela Internet. Já se sabe que Darth Vader, vai fazer uma aparição no filme. Outro personagem já conhecido a aparecer será Bail Organa, o pai adotivo da Princesa Leia Organa e que será interpretado pelo mesmo ator, Jimmi Smiths, e que tinha aparecido no episódio 3, “A VINGANÇA DOS SITH”. Novos personagens, é claro, serão introduzidos; Felicity Jones(“A TEORIA DE TUDO”), Diego Luna(“DIARIOS DE MOTOCICLETA”) e Forest  Whitaker(“O MORDOMO DA CASA BRANCA”), fazem parte do elenco, dirigidos por Gareth Edwards(“GODZILA”). “ROGUE ONE” já é o filme mais esperado de 2016.

Já com todas as filmagens terminadas     “STAR WARS-EPISODIO 8” – não  há ainda um titulo definido, especulou-se que seria “Fall of Resistance”, mas nada confirmado- chega aos cinemas em dezembro de 2017. Tudo começa exatamente  onde terminou o episodio 7, com Rey(Daisy Ridley) encontrando Luke Skywalker(Mark Hammill) no planeta Ahch-to, onde se localiza o primeiro templo Jedi e lhe entregando o sabre de luz recuperado das mãos de Maz Kanata(Lupita Nyong’o).

 Confira o Teaser Trailer do Episódio VIII.

A partir dai é tudo especulação e são muitas. Algumas bizarras como a de que Rey é uma reencarnação de Darth Vader ou a possível morte de Luke.  Mas não se sabe se haverá revelações sobre o passado da personagem Rey ou se ela será treinada por Luke. Será que teremos mais informações sobre o vilão supremo Snoke? E Kylo Ren? Ou como o sabre de luz foi parar nas mãos de Maz Kanata? Chewbacca adotará Rey como nova companheira?  Algumas coisas parecem se confirmar como a presença de Yoda e Obi Wan Kenobi, em suas formas espectrais no filme. O certo é que Luke terá um papel importante e também que serão retomadas as histórias de Finn (John Boyega), que terminou ferido no episodio sete e do piloto Poe Dameron (Jason Isaacs). Evidencias nas filmagens indicam também que haverá um funeral, capitaneado por Leia (Carrie Fischer), para Han Solo. Além do elenco anterior, uma nova boa presença é de Benicio Del Toro(“SICARIO-TERRA DE NINGUÉM”) como um vilão não determinado. A direção agora é de Rian Johnson(“LOOPER-ASSASSINOS DO FUTURO”).

wiping-control-panel-episode-viii

Foto de um dos painéis de controle do set de filmagem do Episódio VIII

O terceiro filme já garantido é também mais um derivado da série e conta a história de Han Solo. O lançamento será em Maio de 2018 e tem o titulo provisório de “HAN SOLO: A STAR WARS STORY”. O filme contará a história do jovem Han Solo e como ele se tornou o contrabandista e trapaceiro, que Luke Skywalker e Obi Wan Kenobi, encontrarão na taberna  de Mos Eisley, em “UMA NOVA ESPERANÇA”. Mas a história se passará dez anos antes desse dia. As filmagens estão programadas para começar em janeiro de 2017, com direção de  Christopher Miller e Phil Lord (“ANJOS DA LEI”); Alden Ehrenreich (“DEZESSEIS LUAS”) será o jovem Han Solo e personagens como Chewbacca e Lando Calrissian, antes interpretado por Billy Dee Williams, têm presença garantida.

Mas não para por ai. “STAR WARS-EPISODIO 9” já esta garantido, provavelmente para 2019 e também fala-se em vários outros derivados. Crescem muito as especulações em torno de filmes  contando a história de Obi-Wan Kenobi, Yoda e também do mercenário Bobba Feet. O certo é que a Disney ao adquirir todos os direitos da Lucasfilms, deu um novo e grande alento para os fãs, que agora podem esperar a continuidade do universo Star Wars por muito tempo. Não só no cinema,  mas em séries de TV –que já tem algumas produções programadas-, além de livros, histórias em quadrinhos, games e até em novas atrações nos parques da Disney.

Comentários

2 comentários Adicione o seu

  1. my own 1 meter long scratchbuilded SW Super Star Destroyer EXECUTOR
    Maquete que construí do Super Star Destroyer Executor,a nave de Vader (Guerra nas Estrelas-Star Wars) -veja na minha pagina que até Carta da ILM eu recebi.. ALÉM de Esculturas, replicas de armamentos, outras naves e veiculos espaciais do cinema etc ( querendo trocar ideias sobre desenho,modelismo,maquetes, arte em geral,cinema..me adicione) -my scratchbuilded Super Star Destroyer Executor model
    vejam mais em :(see more in)
    https://www.facebook.com/navesespaciaisdocinema

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *