O Verdadeiro Significado do Dia Internacional da Mulher

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Por Erica Fernanda

A comemoração do dia Internacional da Mulher vai além de mandar flores e chocolates, têm um significado muito maior do que uma data comercial. Historicamente falando, o Dia da Mulher é marcado por muitas lutas e reivindicações de igualdade de gênero, e esta data, 08 de março, nem sempre foi o marco para a comemoração. Outros dias já foram determinados no calendário.

Primeira vez o Dia das Mulheres foi comemorado em 28/02/1909, pelo partido socialista da América, devido ás reivindicações de melhores condições de trabalho para as operárias que trabalhavam nas indústrias têxteis de Nova York.

Há também um evento ocorrido em 25 de março de 1911, no qual cerca de 145 trabalhadoras morreram queimadas em um incêndio em uma fábrica de tecidos de Nova Iorque, sendo esse o evento considerado a origem do dia da mulher. O incêndio foi um acontecimento determinante para o movimento operário feminino.

 

Resultado de imagem para dia internacional das mulheres historia

Manifestações na Rússia que culminaram com a abdicação do czar

 

Os eventos citados foram de suma importância para a determinação deste dia, mas o 08 de março remete a uma greve que ocorreu em 08/03/1917, Em prol de melhores condições trabalhistas, iniciando a Revolução Russa que viria a derrubar o Czar Nicolau II, e transformar a história do século XX.

A ONU (Organizações das Nações Unidas) assinou o primeiro tratado de igualdade entre homens e mulheres em 1960, décadas depois, em 1977, e a orrganização reconheceu o dia 8 de março como o Dia Internacional das Mulheres.

 

Imagem relacionada

Em 25 de março de 1911, cerca de 145 trabalhadoras morreram queimadas em um incêndio em uma fábrica de tecidos de Nova Iorque…

 

A data em si significa um símbolo da emancipação da mulher perante a sociedade patriarcal. Com ela, são lembradas algumas lutas e sacrifícios das mulheres, que em tempos atuais ainda reivindicam seus direitos básicos na sociedade, na qual precisa de um dia para refletir sobre seu reconhecimento social, sendo vítimas a todo momento de atentados e em alguns países não usufruindo de direitos humanos garantidos.

O respeito precisa vir todos os dias, “ Uma por todas e todas por uma”, por mais sororidade (união e aliança entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum.) Para saber mais sobre a História do Dia Internacional das Mulheres basta clicar aqui.

 

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *