ATUALIZANDO A DISCOTECA: Lynyrd Skynyrd, "One More For The Fans! Celebrating the Songs & Music of Lynyrd Skynyrd" (2015)

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.


Lynyrd
Lynyrd Skynyrd: “One More For The Fans! Celebrating the Songs & Music of Lynyrd Skynyrd” (2015, Shinigami Records, Loud & Proud Records)

Poucas são as bandas que podem ser referenciadas como instituição da música! Uma destas, certamente, é o Lynyrd Skynyrd, hoje uma das poucas unanimidades no mundo do Rock. Sendo assim, nada mais justo do que um tributo à história deste baluarte da música moderna, um verdadeiro sobrevivente dos infortúnios do destino, que soube se reinventar e, como um bom destilado do sul, ficou ainda melhor com o tempo. Sendo assim, em 12 de novembro de 2014, nomes grandiosos como Warren Haynes (Allman Brothers Band) e seu Gov’t Mule, Cheap Trick, Peter Frampton, Charlie Daniels (que executou, aos lado de Donnie Van Zandt, uma irrepreensível versão de “Down South Jukin'”), John Hiatt (que emociona em sua versão de “The Ballad of Curtis Loew”), Gregg Allman e Blackberry Smoke se juntaram à família Skynyrd (inclui-se aí a família Van Zandt, em especial a participação de Donnie, do 38 Special) no Fox Theatre, em Atlanta, Georgia, para celebrar os mais de quarenta anos de banda. Dentre os convidados que não puderam comparecer estavam Kid Rock e Metallica que, desculpem a sinceridade, não fizeram falta alguma!

 Nesta celebração da instituição Lynyrd Skynyrd não poderia faltar o sempre emocionante dueto da banda com o falecido vocalista Ronnie Van Zandt, na faixa “Travelin’ Man”.

A ideia inicial seria realizar um show em comemoração ao aniversário do álbum ao vivo “One More For The Road” (1976), gravado no mesmo Fox Theatre, e convidar alguns amigos para participar da festa, todavia, o desenvolvimento do projeto direcionou a um convite para que estes amigos tocassem suas músicas favoritas do Lynyrd Skynyrd. Além disso, a banda tem uma história muito pessoal com o Fox Theatre. Em meados da década de 1970, a cidade de Atlanta ia derrubar a casa, pois tinha poucos recursos e não queria reformá-lo, sendo assim, a banda realizou alguns shows em que parte da arrecadação seria doada para a restauração do Fox Theatre, conforme contou recentemente Rickey Medlocke, guitarrista da banda, à revista Roadie Crew.

lynyrd-one-more-for-the-fansO Lynyrd Skynyrd, uma das poucas unanimidades no mundo do Rock, deu sua contribuição  para a festa com as clássicas “Travelin’ Man” e Free Bird”. 

Mais do que tributos, as versões ao vivo deste lançamento possuem a identidade de cada um que as entoa. Desta forma, “Working For The MCA” mostrou que passou no teste do tempo pelas mãos do Blackberry Smoke, os novos reis do Southern Rock, enquanto “Don’t Ask Me No Questions” ganhou uma tonalidade irresistível de blues rock de bar, com certa dose pop, na interpretação do O.A.R., contrastando com a pegada pesada que o Cheap Trick deu ao clássico “Gimme Back My Bullets”, que virou um Hard Rock poderoso e cheio de guitarras impactantes.

Acredito que “Simple Man” é uma das obras-primas da história do rock e a versão do Gov’t Mule a tornou ainda mais grandiosa, ousando levemente em alguns arranjos de guitarra que deram um pouco mais de pujança às melodias que falam à alma. Todavia, a cereja do bolo está na versão de Gregg Allman para “Tuesday’s Gone”. Nenhum adjetivo menor que “histórico” pode ser utilizado para caracterizar esta interpretação.

O Cheap Trick transformou o clássico “Gimme Back My Bullets” num Hard Rock impactante. 

Claro que os donos da festa deram sua contribuição com o sempre emocionante dueto da banda com o falecido Ronnie Van Zandt na faixa “Travelin’ Man” e no hino atemporal “Free Bird”. O desfecho com banda e amigos no palco, tocando “Sweet Home Allabama”, é de emocionar e altamente representativo quanto a importância desta canção, que praticamente virou um hino sulista!

Este registro histórico saiu em álbum duplo no mercado nacional, bem como numa versão em DVD, via Shinigami Records. Não deixe de conferir e coloque a cerveja a postos, pois esta celebração, além de merecer, pede um brinde!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *